O objetivo maior do programa é ter todas as crianças até o final do 2º ano alfabetizadas
A secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Capivari de Baixo deu mais um passo rumo ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), agora com a adesão à Plataforma de Avaliação Periódica do desempenho dos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. O objetivo maior do programa é ter todas as crianças até o final do 2º ano alfabetizadas.
Já do 3º ao 5º ano do ensino fundamental, a meta é trabalhar a recomposição da aprendizagem, pós-pandemia, com o foco na alfabetização de 100% dos alunos matriculados. Os esforços são realizados com o investimento de recursos financeiros e apoio técnico da União.
A nova política de alfabetização foi instituída em 12 de junho de 2023, com a finalidade de garantir o direito de aprender a ler e escrever. O programa funciona em regime de colaboração. Os estados e municípios têm autonomia e protagonismo para elaborar iniciativas locais compatíveis com as necessidades e realidades da região.
A nova política é baseada em cinco eixos: gestão e governança, formação de profissionais de educação, infraestrutura física e pedagógica, reconhecimento de boas práticas e sistemas de avaliação. O MEC, como idealizador da política nacional, oferecerá apoio técnico e financeiro às redes de ensino, que também terão papéis e responsabilidades.
A não alfabetização leva a perdas de potencial econômico e gera maior pressão na demanda por serviços sociais. Estudos já revelaram que uma pessoa que se alfabetiza tem o dobro da renda; 26% mais chances de ter trabalho formal e 11% mais chances de ter uma boa saúde do que quem não se alfabetizou.