Atleta de Capivari de Baixo participará pela primeira vez da competição
Foi por volta das 17h30 desta quinta-feira que a transmissão ao vivo feita pelo Comitê Paralímpico Brasileiro confirmou: o atleta de Capivari de Baixo Ezequiel De Souza Corrêa, o Zico, é um dos convocados para os Jogos Paralímpicos de Paris.
O halterofilista, de 36 anos, participará pela primeira vez de uma competição olímpica. Ele também explica que essa é a primeira vez que Santa Catarina tem um atleta paralimpico da modalidade convocado para os Jogos.
“Foram 10 anos treinando muito, dando o meu melhor durante todos os dias, para realizar esse grande sonho. No meio de uma vida turbulenta e de grandes desafios, fui convocado. Sonhei tanto com esse momento que até me faltam palavras”, disse.
Entre as principais conquistas de Zico, está o bronze na categoria até 72 kg nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, a prata na Copa do Mundo de Dubai 2022 e um ouro nos Jogos Parapan-Americanos Lima 2019.
Zico tem baixa estatura devido à má-formação dos membros inferiores. Em 2014, ele foi convidado por um observador da seleção para fazer um teste e, no ano seguinte, começou a competir na modalidade. Por conta de uma torção no pé, em fevereiro deste ano, Zico está usando muletas. Ele acredita que ainda estará usando elas nos Jogos, entre agosto e setembro, e deverá passar por um procedimento logo depois, em agosto.
Conquistas
Ao todo, nesta quinta, foram anunciados 126 atletas com deficiência, 17 guias (sendo 16 do atletismo e 1 do triatlo), três calheiros da bocha, e um timoneiro do remo, totalizando 147 convocados no total. Com isso, somando com a primeira lista de convocação, a delegação brasileira já conta com 271 participantes em Paris. Na história dos Jogos Paralímpicos, o Brasil já conquistou 373 medalhas (109 de ouro, 132 de prata e 132 de bronze), ou seja, está a 27 do seu 400º pódio no evento.
Na última edição, Tóquio 2020, o país fez a sua melhor campanha com 72 medalhas no total, a mesma quantidade obtida nos Jogos do Rio 2016.