Cabeleireira conta que iniciou no esporte assim que completou 50 anos de idade
Aos 58 anos de idade, a cabeleireira Odete Terezinha Mendes conseguiu um feito que surpreendeu até ela mesma. Ela venceu sua primeira ultramaratona de 80k ao participar do Desafio Internacional Rota da Baleia, com percurso entre Laguna, Imbituba e Garopaba, na categoria feminina 50-59 anos.
Gaúcha de Passo Fundo e que mora em Tubarão desde 2012, Odete começou a correr quando completou 50 anos. “Comecei a ter interesse pelas corridas de rua. Via as pessoas praticando, achava o povo um pouco doido, mas, no fim, também iniciei neste esporte”, conta.
Três meses após iniciar as corridas, ela participou de sua primeira prova. “Logo na estreia, fiquei em primeiro na minha categoria. Nunca vou esquecer esse momento. Depois, comecei a participar de mais provas e já conquistei outros pódios até na categoria geral”, ressalta a atleta.
No dia a dia, ela precisa conciliar a rotina em casa, no Studio Odete Mendes e no esporte. A cabeleireira conta que o marido, Luiz Corrêa, não corre, mas a apoia e está sempre por perto, inclusive viajando com ela para as provas.
“Treino três vezes na semana, com o técnico Peter Rosa. Se tenho uma prova mais puxada, daí separo mais um dia para treino. Faço academia, para fortalecimento, e cuido da alimentação com a ajuda de uma nutricionista. Não é uma rotina fácil e é preciso conciliar tudo. Muitas vezes, preciso treinar ali pelas 5h da manhã para dar conta, faça sol, chuva, calor ou frio”, explica Odete.
Próximo desafio
E foi com essa força de vontade que ela resolveu participar da sua primeira ultramaratona, no Desafio Internacional Rota da Baleia. “Fui mais pela experiência e para me testar. Não achei que fosse completar a prova. No fim, fiquei em primeiro na minha categoria”, diz. O próximo desafio já será neste fim de semana, na Maratona Internacional de Porto Alegre. “Correr virou minha paixão e me sinto muito bem. Correr é saúde”, enfatiza.