Como de costume, a premiação ocorreu no primeiro dia útil após a final do Estadual, vencida pelo Criciúma
Os destaques do Catarinense 2024 se reuniram na entrega do prêmio Top da Bola, a noite de gala do futebol de Santa Catarina, nesta segunda-feira. Como de costume, a premiação ocorreu no primeiro dia útil após a final do Estadual, vencida pelo Criciúma.
Além da divulgação das seleções de ouro e prata da competição, foram distribuídos prêmios em outras categorias, como craque, goleiro menos vazado, revelação e artilheiro. A entrega dos troféus foi realizada no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça de SC, em Florianópolis.
O meia Fellipe Mateus foi eleito como o craque da competição. O jogador do Criciúma foi o atleta que mais recebeu indicações ao longo do Catarinense. Já o zagueiro Gabriel Jesus recebeu o prêmio de revelação, entregue ao atleta mais promissor com menos de 21 anos de idade.
O técnico Cláudio Tencati, do Tigre, foi eleito o melhor treinador do Estadual, com Luizinho Lopes, do Brusque, em segundo lugar. O árbitro destaque da competição foi Bráulio da Silva Machado, acompanhado pelos assistentes Bruno Müller, Jhony Barros e Tiaggo Americano Labes.
O Top da Bola está em sua vigésima edição e é uma iniciativa da Federação Catarinense de Futebol (FCF), Instituto Mapa e da SCClubes.
Outras premiações
Ainda no Top da Bola, o zagueiro Rodrigo, do Criciúma, recebeu a medalha Jaime Arruda Ramos por ter marcado o primeiro gol do Estadual em 2024. O nome do prêmio foi escolhido em homenagem ao primeiro jogador que marcou, em uma edição do Catarinense, no ano de 1924. O goleiro menos vazado foi Mateus Nogueira, do Brusque. Ele levou para casa a Luva de Ouro. Já o artilheiro foi Gabriel Poveda, que marcou oito gols com a camisa do Avaí. O atacante recebeu a Medalha Norberto Hoppe.