Avanços, perspectivas e necessidades são apontadas
O papel do educador vai muito além de transmitir conhecimento. Para a diretora-presidente da Fundação Municipal de Educação de Tubarão, Marlise Gisela Nunes, os professores, lembrados hoje por seu dia, são profissionais especiais que atuam como facilitadores, inspiradores e guias na formação dos cidadãos do futuro.
Segundo Marlise, o professor contemporâneo precisa lidar com desafios que ultrapassam as fronteiras da sala de aula. “Ele deve se adaptar às novas tecnologias, às necessidades e diversidade dos alunos e, muitas vezes, oferecer suporte também nas questões pessoais e emocionais”, pontua.
Respeito
Para ela, o educador é, por excelência, um agente de transformação social, responsável por estimular o pensamento crítico, o respeito às diferenças e o desenvolvimento de habilidades fundamentais para a vida em sociedade.
“Eu diria que a educação avançou em muitos aspectos, mas ainda há muito a fazer para garantir a equidade e a qualidade do ensino para todos. No futuro, a educação será cada vez mais conectada, inovadora e inclusiva, mas sempre dependerá, acima de tudo, de um educador dedicado”, destaca.
Marlise afirma que gratidão é a palavra para todos os educadores. “Quero agradecer a todos os professores pela sua incansável dedicação e compromisso com a nossa educação. Vocês são a base para a construção de um futuro mais justo, próspero e igualitário. Meu forte abraço e um feliz Dia dos Professores a todos”, reforça.