Alunos do 7º ano de Tubarão aprenderam sobre prevenção de desastres
Alunos do 7º ano do Colégio Coração Feliz participaram de uma palestra com o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Marques, e o servidor Valmir Ambrósio.
A atividade abordou os principais riscos naturais que afetam o município e o trabalho desenvolvido pela secretaria.
Durante o encontro, os estudantes aprenderam sobre as funções da Defesa Civil, com foco na prevenção, no monitoramento e na resposta a desastres. Foram destacados eventos como inundações, alagamentos, ventos fortes, estiagens e deslizamentos de terra.
“Nosso objetivo é formar cidadãos mais conscientes e preparados. A educação é uma das principais ferramentas para reduzir os impactos dos desastres”, destacou o secretário Rafael Marques.
A apresentação incluiu a demonstração de ferramentas de monitoramento em tempo real e sistemas de previsão meteorológica.
Sistema hidrológico
Os alunos também conheceram o sistema hidrológico que acompanha o nível dos rios em Tubarão, Orleans, São Martinho e Braço do Norte.
Além disso, os representantes explicaram ações preventivas em andamento, como a limpeza de rios e córregos e as vistorias em comportas, essenciais para reduzir os impactos de eventos extremos.
A palestra também relembrou a grande enchente de 1974, considerada o maior desastre natural da história de Tubarão, usada como exemplo da importância da preparação e da consciência coletiva diante de riscos ambientais.