Sexta-feira, 05 de dezembro de 2025
Fechar [x]

Defesa Civil promove palestra para estudantes

Alunos do 7º ano de Tubarão aprenderam sobre prevenção de desastres

07/08/2025 06:00|Por Redação

Alunos do 7º ano do Colégio Coração Feliz participaram de uma palestra com o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Marques, e o servidor Valmir Ambrósio. 

A atividade abordou os principais riscos naturais que afetam o município e o trabalho desenvolvido pela secretaria.

Durante o encontro, os estudantes aprenderam sobre as funções da Defesa Civil, com foco na prevenção, no monitoramento e na resposta a desastres. Foram destacados eventos como inundações, alagamentos, ventos fortes, estiagens e deslizamentos de terra.

“Nosso objetivo é formar cidadãos mais conscientes e preparados. A educação é uma das principais ferramentas para reduzir os impactos dos desastres”, destacou o secretário Rafael Marques.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A apresentação incluiu a demonstração de ferramentas de monitoramento em tempo real e sistemas de previsão meteorológica. 

Sistema hidrológico

Os alunos também conheceram o sistema hidrológico que acompanha o nível dos rios em Tubarão, Orleans, São Martinho e Braço do Norte.

Além disso, os representantes explicaram ações preventivas em andamento, como a limpeza de rios e córregos e as vistorias em comportas, essenciais para reduzir os impactos de eventos extremos.

A palestra também relembrou a grande enchente de 1974, considerada o maior desastre natural da história de Tubarão, usada como exemplo da importância da preparação e da consciência coletiva diante de riscos ambientais.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR