Bom dia, boa tarde, boa noite, conforme a ocasião.
Você sabia que existe um Dicionário Brasileiro de Insultos?
Pois existe. Fruto da curiosidade e de anos de pesquisa, o tal dicionário desvenda o significado de mais de 3.000 verbetes potencialmente ofensivos, captados em todas as regiões do país. O autor é Altair J. Aranha, na verdade, um pseudônimo de Luís Milanesi, que escreveu a obra em 2002.
Segundo o autor, o projeto começou como necessidade de ampliar seu vocabulário para a guerra verbal. Para Altair, ou Luís, a injúria pouco conhecida é “duplamente contundente”, pois sempre acrescenta outra ofensa implícita: “ignorante”.
E o que mais tem no livro são injúrias diferenciadas, cultas até.
Frente a um companheiro de trabalho totalmente submisso ao seu chefe, as pessoas normalmente recorrem a “servil”, “bajulador” ou “puxa-saco”. Agora, imagine quão maior será o impacto se o taxarmos de “liburno”, “mancípio” ou um verdadeiro “bisbórria”?
Os termos são explicados sempre de forma descontraída, através de sinônimos mais usuais e frases que os põem em prática.
Tem o “abemolado”, por exemplo. O termo vem de “bemol”, que, na escrita musical, faz a nota baixar meio tom. Usa-se para a voz: “voz abemolada”, mas pode ampliar-se para outras suavidades, indicando uma certa feminilidade: “O professor é muito abemolado para comandar aquela turma de onagros.” (Ah, onagro é asno).
“Ancuda” é o insulto para a mulher que tem ancas grandes.
“Anoso”, para quem tem muitos anos, velho.
“Assoprado” é utilizado para um sujeito cheio de si, vaidoso, e vem do particípio do verbo assoprar.
“Axífugo” é aquele que sai dos eixos, que perde o rumo.
Isso para ficar só em alguns poucos com a letra A.
Levar
“Quando percebi que a única coisa que levamos é aquilo que vivemos, comecei a viver aquilo que quero levar”. Gabriel García Márquez.
Mar
Nada é o que parece. O mar de longe é azul, de perto é verde, de dentro é transparente. Aparentemente, tudo é diferente do que realmente é. Mas tem um jeito de não se enganar: em vez de olhar o mar, mergulhe.
Recado
Perdão por não ter respondido. É que eu tinha esquecido que sou livre...
Calar
- Se esse idiota calasse a boca, não arrumaria tanta confusão para si mesmo!
- Mas, Pascal, não acho adequado deixar escrito dessa forma.
- Então escreva: A maior parte dos problemas do homem decorre de sua incapacidade de ficar calado!
Ana Cristina
A queridona Ana Cristina Zandavalle, comandante da AZ8 Comunicação, celebra nova idade, rodeada pelos familiares e amigos. Parabéns!
Biblioteca
A Escola Municipal Arino Bressan, de Tubarão, está empenhada em inserir em sua biblioteca obras de escritores locais. No final do ano, a diretora Maria Gorete de Medeiros Souza e alguns professores receberam a presidente da Academia Tubaronense de Letras, Marilene Lapolli, que fez a entrega de livros ao educandário.
Porcada Summer
O amigo Maycom Maurício, um dos organizadores da Porcada Summer 2026, visitando o prefeito de Capivari de Baixo, Claudir Bitencourt, para convidá-lo para a grande festa, que acontece neste sábado, em Laguna.
Frase solta, que deveria estar presa:
“The life snake”. A vida cobra (pra vocês que não sabem inglês).