Sexta-feira, 09 de janeiro de 2026
Fechar [x]

Prefeito de Garopaba é preso preventivamente em operação da Deic

A Operação Coleta Seletiva cumpriu mandados de prisão, afastamentos de cargos públicos e sequestro de bens avaliados em cerca de R$ 1 milhão

08/01/2026 14:30|Atualizada em 08/01/2026 14:40|Por Redação

O prefeito de Garopaba, Júnior Abreu (PP), foi preso preventivamente na manhã desta quinta-feira (8) durante a deflagração da 2ª fase da Operação Coleta Seletiva, conduzida pela Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da 2ª Delegacia de Combate à Corrupção (Decor), da Deic.

A ação policial cumpriu três mandados de prisão preventiva, dois afastamentos cautelares de cargos públicos, 16 mandados de busca e apreensão, além de medidas de quebra de sigilo telefônico e sequestro de bens e valores estimados em aproximadamente R$ 1 milhão.

Além do atual prefeito de Garopaba, também foram presos um servidor público do setor de licitações e contratos do município e um empresário que atua no ramo de coleta e reciclagem de resíduos sólidos. Dois secretários municipais de Garopaba foram afastados cautelarmente de suas funções. 

De acordo com a Polícia Civil, a operação é resultado da conclusão de um inquérito que investiga um esquema de corrupção sistêmica, envolvendo o pagamento de vantagens indevidas a agentes políticos e a prática de crimes licitatórios, como fraudes em processos de licitação e na execução de contratos públicos. As investigações apontam que os fatos teriam começado em 2016 e continuado mesmo após a troca de gestões, persistindo entre 2021 e o período atual.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As ordens judiciais foram deferidas pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, com parecer favorável do Ministério Público Estadual. Cerca de 50 policiais civis participaram da operação. Os presos foram encaminhados ao Presídio Regional de Tubarão.

Em nota enviada à imprensa, a prefeitura de Garopaba informou que tomou conhecimento, na manhã desta quinta-feira (8), da operação policial envolvendo o prefeito Junior Abreu e que no momento, a administração municipal aguarda acesso oficial aos autos para compreender os fatos e prestar os esclarecimentos necessários, respeitando o devido processo legal. Assim que houver novas informações oficiais, um novo posicionamento será divulgado.

 

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR