18 DE OUTUBRO DE 2024
Fechar [x]

RAMIRES LINHARES

15/10/2024 06:00

A professora

Bom dia, boa tarde, boa noite, conforme a ocasião!

Para a coluna deste “Dia do Professor” preciso homenagear esta imprescindível profissão e queria fazê-lo por intermédio de algum ou alguns dos professores que tive.

Tive vários que merecem ser lembrados e o meu leitor certamente tem também. De minha parte ousarei citar alguns: a tia Minervina, minha primeira professora, lá no Humaitá de Cima; a tia Rosana Knabben, na Escola Manoel José Antunes; a professora Terezinha Simone Espíndola, no Henrique Fontes; o professor Pedro Albeirice da Rocha, na Escola Técnica; o professor Eduardo Búrigo de Carvalho, na Unisul, e assim lembro de um de cada escola que frequentei, na expectativa de homenagear todos. 

Mas não tenho medo de errar em escolher uma professora especial para continuar a homenagem: Amaline Boulos Issa Mussi. Este é o nome que vem na mente de muitos tubaronenses quando ouvem o termo professora. 

Tenho muito a dizer sobre esta nobre professora, mas não saberia nem por onde começar, então terceirizarei e usarei um trecho do belo texto do professor Laudelino Sardá, que tão bem descreveu “a” professora:

“A jovem senhora, de cabeça erguida no retrato de fidalga, esconde a sua simplicidade, bondade e, sobretudo, a inteligência. A duquesa de Abrantes destacava que na aparência da mulher está a curiosidade que ela sabe ocultar. Pois é, na evidência do seu semblante, a senhora menina, que completou 80 anos, sonega a sua realidade, sem ensejar apostas em hipotética ostentação. 

Aos poucos, ela conquista Tubarão justamente pela sua humildade de mulher vivenciada em ambientes culturais cariocas e da sua família que inaugurou uma casa de cinema em Laguna, desencadeando um processo de aculturação da cidade antiga adormecida. 

A mulher menina, professora dotada de uma cultura admirável, despertou sempre a audição de alunos da Unisul, dos anos 70 ao terceiro milênio, com conhecimento expressivo em nível de compreensão da juventude, ouvindo sem temer sabatinas numa classe ávida para fugir à obviedade. 

Como o seu grande amigo carioca, o escritor Rubem Fonseca, diz em seu livro “Um mundo num grão de areia”: a sabedoria é saber viver e sofrer pelas razões certas. A senhora menina, cuja timidez não a impede de olhar nos olhos, parece o significado feminino na interpretação de José de Alencar, um dos primeiros a inserir em romance brasileiro a mulher como sujeito. Sim, Amaline é o sujeito da frase, do conhecimento, da avaliação, do relacionamento, da amizade, em sua grandeza de saber compreender as pessoas...”.

Verdades

Quando um pássaro está vivo, ele come formigas. Quando o pássaro morre as formigas o comem. Com uma árvore, pode-se fazer um milhão de fósforos. Mas apenas um palito de fósforo pode queimar um milhão de árvores. As circunstâncias podem mudar a qualquer momento, por isso não desvalorize ninguém na sua vida. Quem é poderoso hoje, deve entender que o tempo tem poder muito maior.

Metas

Três metas a serem alcançadas até o final do ano:
1 – Não perder o réu primário;
2 – Ficar sarado (da dor nas costas, da labirintite, do diabetes, do esquecimento...);
3 – Não passar o réveillon no CAPs.

Emprego

No recém-comemorado Dia das Crianças, vimos por aí muitos brinquedos nas mãos dos pequeninos. Me chamou atenção as bonecas, que ainda resistem à invasão dos eletrônicos. Vi, por exemplo, muitas Barbies, tipo Barbie Babá, Barbie Veterinária, Barbie Advogada, Barbie Ciclista, etc. Pô, essa Barbie não para em emprego nenhum, hein?
 

Casamento

Meu amigo, jornalista Iuri Castelan e sua amada Júlia, que recentemente subiram ao altar, firmando compromisso de continuarem a vida juntos. Parabéns!
 

Niver

A querida Francine Honório, que celebrou nova idade no final de semana, junto com o maridão e os filhotes.
 

Turismo

O empresário tubaronense Walmor Jung Jr. foi um dos representantes de Santa Catarina na FIT 2024, a maior Feira Internacional de Turismo da América Latina, ocorrida em Buenos Aires, com rodadas de negócios (Roadshow) nas cidades de Rosário, Córdoba e Santa Fé. Trinta empresários do trade turístico catarinense participaram dos eventos, divulgando as potencialidades turísticas de nosso estado, com o mote de que Santa Catarina é o “Destino mais completo do Brasil”. Jung representou a CNC e a Fecomércio/SC, numa parceria feita com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Turismo (Setur).
 

Frase solta, que deveria estar presa:
“A paz que você procura pode estar no silêncio que você não faz”.

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR