Em reunião de família, nas decisões, nem sempre prospera o consenso. Imagine num país com dimensões continentais, etnias variadas, de culturas heterogêneas, não se pode ignorar que as divergências se acentuam. E vão além, passando pelo campo dos esportes, religião e das políticas. Mas há aqueles assuntos que, por interesses mútuos, convergem. O exemplo pôde se confirmar no Cosud - Consórcio de Integração Sul e Sudeste, envolvendo a participação de gestores de sete estados discutindo temas nacionais e regionais, ocorrido de 21 a 23/11, e concluído com a Carta de Florianópolis.
A semente do SIGEF
Celebrada em 25/11, Santa Catarina de Alexandria, que dá o nome a essa terra de ímpar miscigenação de pessoas, com um potencial de informações que exporta conhecimentos. E a potência São Paulo não se fez de rogada, solicitando os préstimos da ferramenta que tem contagiado outros estados e municípios país afora.
Compartilhamento
Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC), o Sigef - Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal - está presente em todos os poderes e órgãos de SC e é utilizado nas atividades de planejamento, orçamento, finanças e contabilidade. O software permite ao Tesouro monitorar as receitas e despesas e é apontado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como um dos mais modernos e eficientes do Brasil.
Piratas modernos
Os mares propiciaram caminhos aos aventureiros descobrirem novas terras, povos e desenvolvimentos. Nativos ludibriados e governos desavisados relaxavam a guarda. Demandavam-se exploração extrativista, escravocrata e assalto à moda dos filmes sobre Capitão Gancho. Não foi diferente com os empresários da Grande Florianópolis, contemplados com incentivos do governo para se estabelecer e produzir seus potentes iates, gerando empregos e renda. Ao debandarem para o lado pirata, passaram a ostentar riquezas incompatíveis às suas realidades e se deram mal, devendo explicações aos homens da receita e polícia.
Ferrovia em foco
Agradeço o convite para o lançamento da obra “República da Zófa”, de Dilson Antônio Piovesan, quinta-feira, 28, Oficinas, em Tubarão-SC. Bairro onde se originou, em 1906, as instalações da Ferrovia Tereza Cristina. Parabéns!
Refletindo
“Delicada em fraqueza e forte sem brutalidade”. Santa Catarina de Alexandria. Uma ótima semana!