01 DE MAIO DE 2024
Fechar [x]

MILTON ALVES

18/04/2024 06:00

Novo estilo

Dentro dessa nova diagramação, com coluna na vertical, espero agradar vocês também com a mudança de estilo quanto às notas e seus conteúdos. Vou preferencialmente optar por notas isoladas, trazendo o maior número de assuntos possíveis, evitando o estilo editorial que adotava antes. Pensamos em aproveitar melhor o espaço, que mesmo reduzido vai continuar permitindo a publicação de notas maiores e também fotografias. Enfim, qualquer mudança sempre provoca uma certa ansiedade, mas tenho certeza que nos habituaremos o mais rápido possível.

Hora de reagirmos

Cresce o movimento em torno da necessidade de reagirmos a essa verdadeira gambiarra que é o trecho da BR-101 na transposição do Morro dos Cavalos, em Palhoça. Projetos de um túnel já foram apresentados e abandonados, e outros possivelmente dormem nas gavetas de ministérios e secretarias estaduais, esperando algum governo competente, comandado por um político corajoso, que resolva executá-los.

Falta coragem 

De certo mesmo só a triste realidade de que até hoje sequer houve uma conversa séria com a concessionária do trecho, a Arteris, para debater o assunto. E o mais triste ainda é saber que estes projetos nunca evoluíram porque, apoiados por antropólogos, sociólogos e historiadores de plantão, os indígenas de uma tribo que mora no topo do morro não aceitam que se cave um túnel para transpor o maciço. Quem sabe no encontro que teremos hoje na Acit com entidades empresariais de nosso estado surja alguma luz.

Atenção, produtores

Estão abertas até o próximo dia 30 as inscrições para a terceira edição do Projeto de Ampliação de Mercados para Produtos de Origem Animal para Consórcios Públicos de Municípios, o Consim. A iniciativa é do Ministério da Agricultura e Pecuária e busca aumentar o número de municípios integrados ao SISBI, que é o sistema de vigilância nacional. A meta desta edição é integrar 100 consórcios públicos municipais ao sistema, alcançando a marca de mais de mil municípios. Para nós do Sul de Santa Catarina, que temos vários municípios com famílias ligadas à produção agrícola, essa é, sem dúvida, uma maravilhosa notícia.

É frio mesmo

Para quem não está muito crente na possibilidade de uma queda brusca de temperatura, apesar do retorno do sol, lembramos que o Instituto Nacional de Meteorologia chegou a emitir um alerta para um perigoso potencial de declínio de temperatura em todo o estado, atingindo cidades como Criciúma, São Bento do Sul e Xanxerê. De acordo com o Inmet, a nova massa de ar frio e seco trará dias ensolarados, mas as noites e madrugadas serão frias, com temperaturas mínimas podendo cair abaixo de 5°C, especialmente nas áreas mais baixas das serras, onde podem se aproximar de zero. Durante as tardes, espera-se um leve aumento nas temperaturas. Chegou a hora do cheirinho de naftalina. 

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR