04 DE MAIO DE 2024
Fechar [x]

MILTON ALVES

25/04/2024 06:00

A entrevista com o CEO da Diamante

Costumo dizer que comunicadores, repórteres e jornalistas, de forma geral, produzem entrevistas e entrevistas. O que as faz diferentes? Não sei bem. Invariavelmente o sucesso ou o fracasso de uma sabatina se estabelece sem que haja uma razão evidente ou um critério específico. Posso até estar errado, mas o que sempre defendi é que não se trata da (in)competência do entrevistador ou (in)capacidade do entrevistado. Sei lá. Talvez o resultado esteja nas mãos do destino, ou de fatores inusitados.

Boas ou ruins

A verdade é que existem entrevistas preparadas com antecedência, com perguntas e respostas precisas, bem conduzidas e independentemente do assunto a qual se referem (alguns bastante importantes, diga-se de passagem), que não impactam e caem no ostracismo. Aí, por outro lado, tem entrevista que, do nada, sem um roteiro pré-estabelecido ou domínio do tema por parte do entrevistador, que, inclusive, recebe o entrevistado pela primeira vez, sem nunca ter cruzado com ele pessoalmente, resulta num trabalho maravilhoso, recheado de boas informações, digno de prêmio jornalístico. Já passei por essas experiências, tirando o “prêmio jornalístico” deste contexto – pois reconheço não ter sido para tanto - ontem vivi um desses momentos.

A surpresa com o entrevistado

O fato é que a produção que nos acompanha no Notícias da Cidade, programa que apresento diariamente das 6h30 às 10h na 103,7 FM, sem que tivéssemos a oportunidade de tratarmos do assunto antes, programou para a manhã desta quarta-feira uma entrevista, no estúdio, com o CEO da Diamante Energia, proprietária do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, de Capivari de Baixo, o carioca Pedro Litsek.

A sinergia do estúdio

Por volta das 8h, recebi no estúdio aquele senhor cortês, tranquilo, curioso com os efeitos da entrevista, mas acima de tudo dominador do assunto e corajoso nas respostas. Descendente de húngaro, cujo pai migrou para o Brasil nos anos 40 e constituiu família com uma carioca na cidade do Rio de Janeiro, Pedro é o resultado do brasileiro que dá certo independentemente da sua ascendência. Contou um pouco da sua história e falou muito sobre a transição energética, o futuro do abastecimento no Brasil e o destino da Diamante. Convido vocês para assistirem a entrevista na íntegra. Está lá, no canal da Rádio Cidade no Youtube. Programa do dia 24 de abril, a partir da 1h30 da gravação. Vale a pena.

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR