02 DE MAIO DE 2024
Fechar [x]

MATHEUS MADEIRA

19/04/2024 06:00

Por que a Lava Jato queria um “cashback” de R$ 2,5 bi?

Há quem diga que é melhor nem tocar nesse assunto. E o fato de ter quem queira desconversar apenas reforça a necessidade de tratá-lo com seriedade. Afinal de contas, o que levou a juíza Gabriela Hardt a ser afastada pelo CNJ? Uma decisão revogada horas depois, é verdade, mas contundente. Vamos lembrar que Gabriela se tornou notável quando assumiu a 13ª Vara de Curitiba, em substituição a Sérgio Moro – que acabara de aceitar o convite para ser ministro da Justiça de Jair Bolsonaro. Hardt foi flagrada copiando e colando sentenças de Moro sem ao menos se dar o trabalho de revisar o texto. Não é crime, mas é bem constrangedor. O que talvez seja crime é o cashback – aquele tipo de transação em que parte do dinheiro volta a quem pagou como recompensa - de R$ 2,5 bilhões que tentou se aplicar em multas aplicadas à Petrobras nos Estados Unidos. A Lava Jato queria ter domínio sobre o destino desse dinheiro e isso é, no mínimo, muito – mas muito mesmo – suspeito. Parece reforçar a tese de que a operação tinha um projeto de poder, que começava pela nomeação de Moro no governo Bolsonaro – o presidente eleito graças a Moro, diga-se de passagem. Certamente é incômodo para muitas pessoas que colocaram adesivos em defesa da Lava Jato em seus carros, mas é a realidade desnudada pelos fatos. Sinto muito. Mesmo.

Curso gratuito de Medicina

Santa Catarina vai ter mais um curso de Medicina. A autorização foi dada nesta segunda-feira, em Brasília, pelo ministro da Educação, Camilo Santana. Serão 25 vagas para a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) de Curitibanos.

Partidos regularizados

Tubarão tem 13 partidos ou federações com direções vigentes hoje. São três com diretórios eleitos: MDB, Federação Brasil da Esperança (PT/ PCdoB/ PV) e Federação Psol/Rede. E outros dez com comissões provisórias nomeadas pelas direções estaduais: Republicanos, PL, União, Podemos, Federação PSDB/ Cidadania, PSD, Solidariedade, PRD, PP e PRTB.

Ainda é tempo

É importante destacar que os partidos que forem regularizados, mesmo que por comissão provisória, podem realizar as convenções em agosto e participar das eleições deste ano. Seja indicando candidatos a prefeito, vice ou vereador; seja apenas integrando coligações majoritárias.

  • 1 / 1
Curso gratuito de Medicina
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR