21 DE MAIO DE 2024
Fechar [x]

MATHEUS MADEIRA

29/04/2024 06:00

O que muda com a pré-candidatura de Stüpp?

Muita gente duvidava, com razão, das reais pretensões de Carlos Stüpp de concorrer pela sexta vez à prefeitura de Tubarão pelo PSDB. O ex-prefeito fez um movimento convicto de retirada da vida pública depois do pleito de 2016. Não participa da vida social da cidade, não cultiva redes sociais e tampouco vinha mostrando disposição de dar opiniões sobre os rumos da administração municipal – nem mesmo quando Joares Ponticelli, um antigo desafeto, caiu em desgraça com a Operação Mensageiro. A foto de semana passada, porém, mostra que Stüpp está mesmo de volta ao jogo. Ladeado pelos pré-candidatos que conseguiu agregar ou ao menos manter, ele está de volta ao jogo e os impactos deste anúncio ainda serão medidos pelas pesquisas que internas que irão a campo nos próximos dias. Seu histórico inegavelmente vitorioso contrasta com uma sequência de derrotas recentes e o claro desmonte de seu partido. Ainda é preciso compreender o impacto da notícia, já que há toda uma geração que sequer viveu as gestões do tucano, que terminaram há 16 anos. Mas foram três vitórias consecutivas entre 2000 e 2008 que marcaram história.

A troca
O PSD de Criciúma surpreendeu a política de Santa Catarina ao anunciar a troca do pré-candidato a prefeito de Criciúma. Sai Arleu da Silveira, secretário-geral de Salvaro, e entra Vaguinho, secretário da Fazenda e que estava se preparando para concorrer a uma cadeira na Câmara de Vereadores.

Os sinais da troca
Nem é preciso dizer que a substituição é sinal de que a pré-candidatura de Arleu estava de mal a pior. O nome preferido de Clésio Salvaro vinha mostrando incapacidade de competir com Ricardo Guidi, que foi para o PL e terá o apoio escancarado do governador Jorginho Mello e do ex-presidente Jair Bolsonaro. Vamos lembrar que Criciúma é uma das capitais do bolsonarismo no Estado, responsável pelo deputado estadual Jessé Lopes e pelos deputados federais Daniel Freitas e Júlia Zanatta.

Julgamento
O julgamento do pedido de cassação do mandato do senador Jorge Seif (PL) será retomado amanhã, após dois adiamentos. Existe a expectativa de condenação e há quem conte com a decisão pode determinar a posse de Raimundo Colombo (PSD), segundo colocado em 2022. O que acirraria ainda mais a rivalidade entre os dois partidos, que negociam uma aliança em várias cidades – entre elas Tubarão.

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR