02 DE MAIO DE 2024
Fechar [x]

JOSÉ WARMUTH

19/04/2024 06:00

O batom

O uso de cosméticos data da mais remota antigüidade. Nos sarcófagos de múmias egípcias foram encontradas ânforas contendo ungüentos embelezadores e vestígios de pinturas para os olhos e para lábios. 

Entre as diversas modalidades de cosméticos, o que mais dá asas à imaginação é o batom. Talvez porque ele dê mais vida ao lábio,  este pequeno território do adorável corpo de uma mulher, que modula a delicada voz feminina e que, mediante os diversos formatos que pode assumir, são um convite a carícias e ao amor.

Não é sem motivo que o contorno dos lábios é chamado de arco de cupido, pois eles desferem setas que podem gerar  desejos apaixonados  e ardentes.

O biquinho feito com um lábio pintado é uma poderosa arma da mulher e pode ajudá-la a atingir objetivos inimagináveis.

Toda uma gama de artifícios já foram acrescentados aos batons, tais como aromas, sabores, brilhos, tudo isto para aumentar-lhes a atratividade. Haveria alquém que pudesse resistir a um sabor de chocolate? Ou a um olor de jasmim? José de Alencar já exaltava o sabor dos lábios de Iracema, a virgem dos lábios de mel. As mais diversas cores têm sido usadas e uma delas, o roxo, causa sério impacto aos médicos anestesistas e pneumologistas, que têm arquivada em sua mente esta cor como aquela dos lábios de pacientes que estão com carência de oxigênio. Portanto, cuidado deve ser tomado em evitá-la quando a mulher deseja uma aproximação com um deles.

No tempo dos Luizes, na França, os homens faziam uso do batom e, na atualidade, na televisão e no cinema, os maquiadores fazem uso mesmo para acentuar os lábios de apresentadores e de galãs. 

Muitos problemas ele tem causado a consortes que aparecem em casa com a famosa mancha de batom no colarinho da camisa ou no lenço. Ainda bem que a criatividade dos industriais do setor inventaram o batom indelével, que evita este transtorno.

Mas, apesar do batom acrescentar elegância e formosura aos lábios da mulher, o homem, nos momentos de intimidade, preferem tê-los ao natural, úmidos, e portadores de uma linguagem amorosa  que somente eles podem transmitir.

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR