Platão, importante filósofo grego, nos anos trezentos a.C., enunciou as “Quatro Virtudes Cardinais”: a prudência, a temperança, a coragem e a justiça. Como estarão sendo exercitados estes “mandamentos” de Platão na atualidade?
Somos prudentes? Não mesmo! Continuamos fumando e bebendo mesmo sabendo que estamos cutucando a morte de maneira prematura. Pilotamos carros e motocicletas “a mil”, mesmo sabendo que a morte nos espera em cada esquina.
Somos temperantes? Nem sempre. Por vezes somos perdulários: gastamos mais do que ganhamos, o que acaba gerando o “vermelho” no nosso cartão de crédito. E agora? Tomar empréstimo vai resolver?
Somos corajosos? Como podemos ser, se ao sairmos à noite, um assaltante, sequestrador ou assassino está à nossa espera, depois de darmos dez passos fora de casa?
Somos justos? Somos. Com poucas exceções. Por vezes não fazemos justiça às qualidades das pessoas: não correspondemos ao amor, não valorizamos os seus dons, não retribuímos os favores ou favorecimentos que nos proporcionam, quando tal situação se inverte.
Será que Platão, se aqui viesse nos dias de hoje, estaria de acordo com o nosso comportamento?