Segunda-feira, 19 de janeiro de 2026
Fechar [x]

JOSÉ WARMUTH

05/12/2025 06:00

O vento

“No início Deus criou o Céu e a Terra. 

A Terra era vazia e obscura, as trevas cobriam o abismo e um vento impetuoso soprava sobre as águas” (Gênesis).

Outrora me chamaram “O Sopro dos deuses”. Sou volúvel: por vezes sou vigoroso, irascível e agitado. Ninguém pode prever de onde eu virei, pois sou amorfo, invisível, incolor e inodoro, mas todos podem sentir a minha presença.

Eu viajo ao redor do mundo sem respeitar fronteiras. Sou gelado nos confins dos polos. Sou morno nos ensolarados trópicos.

Quando venho do mar, lanço-me contra as íngremes falésias e percorro toda a brancura das praias, produzindo iluminados sprays de areia, que passeiam à margem das verdes vagas que se lançam enfim ao fim do oceano.

Costumo agitar vigorosamente as ondas, mas sou amado pelas gaivotas e atobás, que ajudo a manter em voo.

Uma das tarefas que mais me dá prazer é a de enfunar as velas dos batéis que, com audácia, se aventuram nas regiões pelágicas. Hoje em dia elas podem ser de várias cores ou multicolores também, mas, confesso, eu prefiro as brancas como as alvas espumas que faço desmanchar na alvura das areias da praia.

Deploro a quase extinção dos moinhos de vento que outrora valorizavam a minha existência e que tanta poesia inspiravam sobre a minha ação benfazeja.

Às copas das árvores dou movimento, às folhas mortas o seu último alento.

Que seria das bandeiras de todas as cores, símbolos de tantas nações que eu percorri, se eu não as agitasse com o meu sopro, desfraldando-as aos olhos deslumbrados de quem passa?

Mas eu também sou um romântico: o que mais me inebria é bafejar e agitar os sedosos cabelos destes belos e delicados seres que são as mulheres, principalmente quando consigo produzir nelas, com o meu toque, um fugaz arrepio entre suas espáduas, verdadeiro frisson que as faz sentir a minha idílica passagem. 

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR