16 DE SETEMBRO DE 2024
Fechar [x]

JOSÉ WARMUTH

16/08/2024 06:00

A FLOR

FLOR – quatro letras, uma sílaba. Como pode tão singelo vocábulo representar tanta beleza? 

Incomparável na natureza, a flor está presente em toda a manifestação de bem-querer dos humanos.

Assim como estará presente nas mãos de uma noiva, em um momento de alegria, poderá estar em sua volta como uma triste despedida quando do seu adeus a esta existência, com dor, depositadas por aqueles que lhe queriam bem.

A flor pode simbolizar tanta coisa bonita, pois por si só simboliza a perpetuação das espécies. 

Forte também é o simbolismo da flor da paixão, não no sentido de um amor profundo, mas por ter em sua corola elementos que parecem a coroa de espinhos, martelos e cravos usados na paixão de Cristo. É a flor do maracujá.

Ela pode ser, como a amizade, muito pequena,  como certas orquídeas, ou muito grande, como o girassol. 

Pode simbolizar efemérides como a flor da páscoa e a quaresmeira.

A flor-de-lis é uma flor  nobre, pois na heráldica é símbolo de dinastias, principalmente as da França.

Quando se quer dizer que um jovem  ou uma jovem está vivendo a talvez mais bonita fase de suas  vidas diz-se que está na flor da idade.

Ao ufanismo ela também se presta no ensejo em que o nosso Brasil é comparado, orgulhosamente por Osório Duque Estrada, a um florão da América, no nosso lindo hino pátrio.

Aos poetas serve de inspiração e eu, neste momento, me reúno a eles para deixar aqui um até logo muito especial para cada uma das leitoras do DS: até a semana que vem,  na próxima florada, minha FLOR...

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR