Sexta-feira, 05 de dezembro de 2025
Fechar [x]

JOÃO MARCELO FRETTA ZAPPELINI

21/11/2025 06:00

Outros tempos

É opinião unânime entre as mulheres solteiras: não há homem no mercado. Aquele raiz, então, entrou em extinção.
Já entre as mulheres divorciadas o que se ouve de forma uníssona é que ficar sozinha é muito melhor do que ter outro homem para cuidar.
Pelo jeito, aquela máxima de “quem casou, casou, quem não casou, não casa mais”, nunca esteve tão em voga.

Bukele
Há uma corrida de políticos brasileiros indo para El Salvador “conhecer” o que fez o presidente Nayib Bukele e, convenhamos, o único ganho que irão conseguir são cortes e mais cortes para as suas redes sociais e, infelizmente, isso rende votos.
Como sabemos, toda e qualquer proposta contra o crime organizado deve ser adequada à organização (fontes de receita, estrutura, etc.) e ao local de sua implantação. Para se ter uma ideia, El Salvador tem população inferior à da cidade do Rio de Janeiro.
No fundo, não querem resolver. Só gostam de que Bukele tenha prendido 2% da população e o discurso duro e necessário cai como uma luva no nosso atual cenário.

Mais um leitor
Fico muito feliz quando alguém me aborda e diz que é leitor da minha coluna às sextas-feiras. No último domingo, quem me revelou tal assiduidade foi o amigo Tadeu Bongiolo, e Tadeu, te peço permissão para publicizar o que tu me expressaste rapidamente no último domingo.
Disse ele: “Leio sempre a tua coluna, mas não acredito no que tu falas sobre Lula não ser candidato no ano que vem”.
Meu amigo, se realmente lês a coluna, escrevo novamente o que te respondi naquele dia: espera até o fim de abril. Teremos uma eleição com novos atores. Pode apostar.
 

Tendência
Aliás, o cenário já está se ajustando. As chances de vitória de Lula da Silva, segundo uma das plataformas de apostas mais importantes do mundo, a Polymarket, já estão abaixo dos 50%.
É a primeira vez que isso acontece desde o início das análises. Como tenho dito: a saída de Lula da corrida presidencial é questão de tempo.

Urgente
Não há nada mais urgente no país do que uma reforma administrativa. A dificuldade em exigir de servidores concursados o cumprimento das necessidades que uma administração precisa cria um descompasso incompatível com a dinâmica e urgência das atuais demandas.
Hoje um servidor em cargo comissionado produz muito mais do que quem está há anos adormecido na segurança da estabilidade, e isso precisa ter um fim.
Não podemos generalizar, logicamente. Na prefeitura de Tubarão há quem vista a camisa e cumpra suas obrigações, já outros tantos mereciam era descansar em casa.

Foco errado
Na foto abaixo pode-se ver o cartaz que causou rebuliço nas redes sociais. Foi uma enxurrada de perfis argumentando que as empresas que patrocinam tal evento deveriam ser penalizadas pela Lei Magnitsky por dar voz ao ministro Alexandre de Moraes. Ao invés de se preocuparem com uma penca de empresas patrocinando evento do Ministério Público – algo que deveria ser terminantemente proibido a um órgão que precisa de isenção para propor suas demandas – o que se viu foi uma campanha para que outro país (EUA) aplicasse sanção também a essas empresas. Estamos errando o alvo.


Outra realidade
Santa Catarina é um reduto bolsonarista. Disto, ninguém discorda. Mas o fato é que a nossa realidade não coincide com uma parcela significativa do país. A última pesquisa Genial-Quaest indica que 59% dos brasileiros não gostariam que Lula fosse novamente candidato.  Dos mesmos entrevistados, 67% também preferem que Bolsonaro não esteja na urna. Diferente daqui, uma parcela confortável da maioria dos brasileiros gostaria de novas opções para votar. Há um inegável cansaço da população nessa dicotomia que interessa muito mais ao atual e também ao ex-presidente. Questão de sobrevivência política.

Ótima perspectiva
Lembro de ter entrado no gabinete do prefeito em certa gestão passada e, depois de algum tempo de conversa, ele ter me confidenciado que tinha a intenção de fazer uma parceria com empresas privadas para a construção de torres de escritório onde antes era o ginásio de esportes Otto Feurschutte. Há poucos dias, na antessala do mesmo gabinete, um amigo me confidenciou que a intenção para aquele local é a construção de um centro de atendimento à pessoa idosa, um projeto do governo do estado que visa promover o envelhecimento ativo e saudável, oferecendo um espaço de convivência e serviços especializados. A diferença, meus amigos, é inegável.
 

Canto da beleza
Verão chegando e Santa Catarina vira um verdadeiro desfile de beldades vindas dos mais diversos cantos desse país.
O sul do estado tem na Praia do Rosa o local expoente dessa beleza admirável da mulher brasileira. Falta muito para as férias?

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR