Domingo, 07 de dezembro de 2025
Fechar [x]

JOÃO MARCELO FRETTA ZAPPELINI

17/10/2025 06:00

Luta inglória

Morty Smith é um dos personagens homônimos da série de animação americana Rick e Morty. A sua personalidade é de alguém ansioso e de baixa autoestima. Em um certo episódio do desenho animado, ele falou a um amigo que se achava relevante e que emitia opiniões sobre tudo e sobre todos. Disse ele, com a sua resignação característica: “Ninguém existe de propósito, ninguém pertence a lugar nenhum, todos nós vamos morrer. Venha assistir TV.”
O humor sarcástico e realista do Morty é propício para ilustrar a dificuldade das pessoas entenderem que, no atual quadro político, nossas manifestações pouco ou nada importam e é exatamente por este motivo que tenho a plena convicção de que o confronto diário, seja contra as instituições, adversários ou até mesmo aliados, não é a forma mais inteligente de se tentar mudar um país.

Luta inglória II
Nós fazemos parte de um sistema que se protege, que se ajusta conforme a música toca. Apenas grandes líderes têm a inteligência para se moldar ao que está posto e alterar o status quo a partir da sua capacidade de se fazer ouvir e, então, governar.
Eduardo Bolsonaro poderia ter ficado no país, se viabilizado como o “candidato da direita” e, assim, mostrar que tem capacidade de exercer tal liderança. Ali, dentro do sistema e com apoio popular, implantaria as mudanças que acreditasse serem as mais adequadas.
Mas ele preferiu partir para o confronto. Contra tudo e contra todos.

Luta inglória III
Tarcísio de Freitas, a Globo, o STF, Ciro Nogueira, Kassab, até mesmo a ex-ministra Tereza Cristina, talvez o melhor quadro do governo Bolsonaro, entrou na mira do filho do ex-presidente, que a acusou de estar a serviço do “grande capital”.
Respeito quem acha que dessa forma é possível ter algum avanço e que assim conseguirá mudar o país para melhor, mas não acredito no sucesso.
 Eduardo deverá se tornar aquele amigo do personagem Morty que se achava relevante, mas que era apenas mais um cidadão descartado pelo sistema. Restará a ele, em futuro próximo, colocar os pés no chão e ir assistir TV.

Luta inglória IV
A direita de Tarcísio de Freitas não é a mesma de Ratinho Júnior, que não é a mesma de Ciro Nogueira, que não é a mesma de Eduardo Leite e que não é, muito menos, a direita de Gilberto Kassab. Porém, mesmo com objetivos diferentes, há um certo consenso que os une. Derrotar Lula e liquidar com os rompantes de Eduardo Bolsonaro.
Tenho reiterado semanalmente que Lula não será candidato pela falta de apoio do centrão, pela sua idade avançada e, principalmente, pelo desgaste da população, que está de saco cheio com o modo de governar do PT.
Porém, Eduardo Bolsonaro – que foi chamado por Lula da Silva de “meu camisa 10” – é uma notória dificuldade a ser superada para que a direita derrote a esquerda em 2026. 
Se Eduardo não recuar, a minha análise não demorará a naufragar.

Hamas
Alguns amigos me pediram para comentar na coluna a vitória de Donald Trump na condução que propiciou o cessar-fogo entre Israel e o Hamas.
Sua viagem a Israel e ao Egito foi a consagração de quem, em solos estrangeiros, ouvia aplausos de parlamentares a cada palavra dita nos microfones.
“Tudo o que fiz na vida foram negócios. Os maiores negócios simplesmente acontecem… Foi o que aconteceu aqui. E talvez este seja o melhor negócio de todos”, disse.
Não há dúvidas, também, que a pressão internacional contribuiu para um novo cenário, forçando Israel a aceitar o acordo proposto por Trump. E notem que isso não diminui em nada o papel decisivo do presidente americano.
Agora, será mesmo que a guerra acabou? Eu prefiro aguardar mais alguns dias...

Desafio
A falta de cronograma para o recolhimento do lixo no município de Tubarão está sendo o primeiro grande teste negativo que a atual administração está enfrentando.
O descontentamento com a situação é de todos, inclusive do próprio prefeito Estêner Soratto, que tem cobrado do seu secretariado mais trabalho e menos exposição nas mídias sociais.
É preciso resolver esse problema antes que se torne uma grave crise difícil de superar.

Correios
Lula quebrou os Correios!
Um grupo de advogados de esquerda, crítico à Lava Jato, assumiu a estatal, que possui orçamento superior ao de muitos ministérios.
A escolha ideológica do presidente, em detrimento do tecnicismo, está levando o serviço de entregas brasileiro à bancarrota.
E sabem o que é pior? O governo já estuda empréstimos para socorrer a estatal. Ou seja, mais uma vez seremos nós que pagaremos a conta.
 

Canto da beleza
Eu sei que ela já estampou esse cantinho em outra oportunidade, mas me perdoem, eu não resisti.
A tubaronense Melyssa Antunes, passeando no Lago de Como, na Itália, é a representação perfeita do quanto é lindo viver.
É raro o encontro da beleza latina emoldurada pela delicadeza das “terras d’Além-Mar”. E ele aconteceu.
 

Agregando
O querido Lucas Guedes está na China participando da maior feira multissetorial do mundo para agregar ainda mais conhecimento sobre energia solar, ramo que tem se destacado em Tubarão e na região Sul do Estado. Lucas tem seguido com maestria aquele provérbio chinês: “Viver até envelhecer, aprender até envelhecer.”

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR