Enfim chegou abril, mês da tão aguardada volta de Pedro após a grave lesão no joelho esquerdo. Não sou flamenguista e isso não seria motivo de comemoração para esse colunista, mas penso na Seleção Brasileira e, se voltar sem sentir a lesão, Pedro é, sim, o nome do centroavante titular para a Copa que acontecerá daqui a um ano.
Santa Cruz
O meia atacante Geovany, que estava emprestado ao Marcílio Dias desde o ano passado, sendo um dos destaques da equipe no estadual deste ano com quatro gols em 12 jogos, será anunciado pelo Santa Cruz como novo reforço. O Santa Cruz retornou à Série D após alguns anos sem calendário nacional e espera brigar pelo acesso. Thiago Galhardo que se cuide, pois pode amargar banco do ótimo jogador que passou pelo Atlético Tubarão na temporada passada.
Justa causa
Pode ser que tenha quem defenda ainda técnicos medalhões como Mano Menezes, mas a realidade é que o treinador já “estava fazendo hora extra” no Fluminense. É preciso, sim, renovar o futebol brasileiro, e isso também passa por quem está do lado de fora das quatro linhas. Mano Menezes tirou de campo uma jovem promessa do seu time com 12 minutos do primeiro tempo. Absolutamente vergonhoso “queimar” uma promessa dessa maneira. Foi demitido e deveria ser por justa causa.
Estrangeiros
Vi uma informação que me deixou estarrecido: o Campeonato Brasileiro deste ano é o certame que mais dispõe de estrangeiros ao longo da história. São 128 profissionais da bola, apenas na elite. Isso mostra a total descaracterização que o nosso esporte vem passando, e uma tendência bem significativa, que é a europeização dessa prática esportiva. Vai levar tempo até mudarmos essa mentalidade.
Mudança desnecessária
Quando pedia mudança no futebol brasileiro, se referia ao maior profissionalismo, a melhores estruturas, ao profissionalismo dos árbitros, e não à maneira de se jogar. E estamos mudando a maneira de jogar, deixando o restante como era. E foi justamente na nossa maneira de jogar que levantamos cinco títulos mundiais. Estou preocupado, pois acho que não verei mais nossa Seleção ganhar uma Copa do Mundo.