22 DE JUNHO DE 2024
Fechar [x]

GIANNA CESCA

06/05/2024 06:00

Alimentação X Insônia

Depois de um longo dia de trabalho, você pensa em chegar em casa e ter aquela noite de sono super bem dormida, certo!? Mas mesmo muito cansado, você é daqueles que passa a noite em claro, acorda várias vezes durante a noite e acorda “moído” no outro dia? Saiba que a sua alimentação está intimamente relacionada com a qualidade do seu sono.

Alguns alimentos são fontes de nutrientes essenciais para a produção do hormônio responsável pela indução e manutenção do sono (melatonina), mas muitas vezes são esquecidos na dieta.
Confira abaixo alguns nutrientes e as respectivas fontes alimentares que vão auxiliar no combate à insônia e permitir uma boa noite de descanso:

TRIPTOFANO - Grãos de bico, salmão, tomate, queijo branco, nozes e mel.

VITAMINA B6 - Cenoura, cebola, kiwi, banana, atum, azeite, espinafre, melancia, ervilha e soja.

VITAMINA C - Acerola, laranja, limão, aspargos, acelga, morango, kiwi, melão, pimentão e tangerina.

MAGNÉSIO - Alho, banana, nozes, ameixa seca, pão integral, arroz integral, salmão e espinafre.

CARBOIDRATOS: banana, arroz, batata, feijão e grãos integrais.

Fazer uma higiene do sono também é importante: evite eletrônicos logo antes de ir dormir, decida um horário para desligar tudo e fique em um local mais escurinho, não faça refeições muito pesadas muito tarde e alguns chás quentinho podem ajudar: camomila, valeriana, mulungu e melissa. 

Outro fator muito importante para evitar a insônia é a atividade física regular. Mantenha uma alimentação saudável e passe a utilizar esses alimentos na sua rotina diária.  

Existem também os alimentos que contribuem para a insônia, que são chamados de estimulantes. Estes devem ser evitados a partir das 18h. São eles: café, chocolate, coca-cola, energético, chá preto, chá mate, chá verde, guaraná, pimenta, gengibre e frituras.

Espero que tenham gostado da coluna de hoje! Até semana que vem! Atendimento Nutricional on-line: (48) 99177-5052.
 

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR