Segunda-feira, 24, um grupo de moradores se manifestou na reunião da Câmara de Vereadores de Imbituba contra a possibilidade de um novo presídio na cidade. O protesto foi organizado após o anúncio da prefeitura sobre a necessidade de um estudo para a construção de um novo prédio, mais moderno, seguro e maior, devido à defasagem e à lotação do atual presídio. Os manifestantes levaram cartazes com frases como: “Parece que nosso cartão-postal será um presídio” e “Nada como um presídio para se tornar o símbolo da cidade”. As preocupações da população surgiram após a visita do secretário de Estado de Justiça e Reintegração Social, Carlos Alves, ao atual presídio de Imbituba. A intenção da visita foi iniciar o planejamento do projeto de reconstrução da unidade prisional no município.
Nota da Prefeitura
Diante da repercussão do tema, a prefeitura divulgou uma nota oficial esclarecendo os principais pontos sobre a possível reconstrução da unidade prisional. Confira a nota na íntegra: “Ainda em fase de estudo – Não há nenhuma informação oficial confirmando a construção. Não se trata da criação de um novo presídio, mas sim da possível reconstrução da unidade prisional já existente, com estrutura moderna, segura e adequada. Todo o projeto está em fase de análise e estudo, tanto pelo Governo do Estado, quanto pelo município, e é para a construção de mais 500 vagas.”
A ZPE não morreu
Aconteceu quarta-feira, 26, em Florianópolis, o evento em comemoração aos 20 anos da SCPar InvestSC e o governador Jorginho Mello e o presidente da SCPar InvestSC, Renato Dias Marques de Lacerda, celebraram a data com o lançamento do Guia de Atração de Investimentos para Municípios e uma série de atos estratégicos. Entre os destaques, a entrega dos estudos de modelagem e estruturação para a concessão da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e a assinatura do chamamento de audiência pública. O prefeito Michell Peninha e o procurador do município, Pedro Monteiro, estiveram no evento e reafirmaram que “é um momento importante para o município, que espera há quase 30 anos pela ativação da ZPE”, ou seja, a ZPE não morreu.
Carnaval na Zimba
Com apoio da prefeitura, a programação carnavalesca de Imbituba iniciou na quinta-feira (27), às 19h, com o Enterro da Tristeza, com Tatuíras da Folia, na Beira-Mar.
Nesta sexta, às 20h, é a vez do Bloco Itacami fazer o carnaval no centro da cidade, em frente ao Kisabor.
No sábado, às 14h, o Bloco do Butiá se apresenta em frente à escola do Arroio. Bloco Tatuíras da Folia na Praça Henrique Lage, às 15h, o Bloco Vira Virou na Divinéia, às 20h, e o Bloco Itapirabixa: em Itapirubá, às 16h.
Domingo (02/03) - Bloco Sujo na Divineia, às 14h. Escola de Samba Vila Nova: no bairro Vila Nova (em frente ao Salão Paroquial), às 19h.
Segunda-feira (03/03) - Bloco Morro de Amores, em Ibiraquera (Quarteirão da Barra), às 12h. Segunda-feira (03/03) o Bloco Roça Folia, no bairro Roça Grande, na sede da Anac, às 20h. Segunda-feira (03/03) Sagrada Folia, no bairro Sagrada Família, 14h. Bloco Cacique, no bairro Vila Nova, às 14h. Terça-feira (04/03) Bloco Curva do Rio, no Centro (Cancha), às 12h. Terça-feira (04-03) Bloco do Sujo, no bairro Divinéia, às 17h.
Terça-feira (04/03) desfile na beira-mar. às 19h / Realização Prefeitura Municipal de Imbituba: 19h