A Associação Comercial e Industrial de Imbituba celebrou 36 anos quinta-feira (27), em uma cerimônia que destacou empresas e líderes responsáveis por impulsionar o desenvolvimento econômico do município. Entre os reconhecidos, a SulGesso recebeu o troféu como Empresa Destaque na categoria Indústria e seu presidente, Manoel Duarte Ferreira, eleito o Empresário Destaque 2025. A nova premiação reforça a trajetória da SulGesso, construída ao longo de mais de quatro décadas com base em inovação, crescimento, estruturação e contribuição direta para a economia regional. A empresa consolidou-se como referência nacional na produção de sulfato de cálcio e insumos essenciais para o agronegócio, ampliando seu portfólio e investindo continuamente em qualidade e sustentabilidade. Ao entregar o Troféu Henrique Lage, a Acim reconhece o impacto positivo de lideranças que a SulGesso e o empresário Manoel Duarte Ferreira representam para o futuro econômico de Imbituba e região.
Porto moderniza maior obra de sua história
O Cais 3 do Porto de Imbituba está passando pela maior intervenção estrutural desde sua construção, em 1979. Com investimento de aproximadamente R$ 95 milhões, a obra visa recuperar, reforçar e ampliar a estrutura portuária, com previsão de conclusão para 2027. A modernização permitirá o recebimento de navios maiores, além de ampliar a capacidade de movimentação de cargas do complexo portuário, que atualmente concentra cerca de 30% das operações do Porto. O projeto contempla não apenas o reforço da estrutura atual, mas também a ampliação do comprimento do cais, que passará de 245 para 271 metros. Com a nova configuração, o Porto poderá receber embarcações de até 270 metros de comprimento, frente ao limite atual de cerca de 200 metros. A estrutura contará ainda com novos equipamentos de operação e melhorias no sistema de pavimentação, drenagem e contenção, elevando o padrão técnico e operacional do complexo portuário.
Compromisso e competição
“Essa obra simboliza o compromisso do Governo do Estado com a infraestrutura e a competitividade logística de Santa Catarina. A ampliação do Cais 3 é estratégica para atrair novos investimentos, gerar empregos e fortalecer o papel do Porto de Imbituba como um vetor de desenvolvimento regional e nacional, sem abrir mão da sustentabilidade”, destaca o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins. “Estamos realizando a maior obra da história do Porto de Imbituba, com foco no futuro da logística portuária em Santa Catarina. A modernização do Cais 3 elevará o padrão técnico do complexo portuário, ampliando sua capacidade de movimentação e permitindo o recebimento de navios maiores e mais modernos. Tudo isso com responsabilidade ambiental e total alinhamento com as melhores práticas de engenharia portuária”, afirma Christiano Lopes, diretor-presidente da SCPar Porto de Imbituba.