Domingo, 14 de dezembro de 2025
Fechar [x]

GERVÁZIO PLÁCIDO

28/11/2025 06:00
Foto: Andressa Plácido Silveira/DS

Pietra, Miss SC, em Imbituba

Esteve ontem em Imbituba Pietra Travassos, 18 anos, Miss SC 2026, coroada no dia 17 de outubro último no concurso realizado no Cedup, em Criciúma, que contou com a participação de 14 concorrentes. Pietra é natural de Rio Fiorita, Siderópolis, e se destacou pela sua beleza natural. Em entrevista ao Jornal da Tarde, da Difusora FM 100.3, Pietra, que após ser coroada Miss SC, recebeu uma saraivada de ataques racistas nas redes sociais, destacou a sua trajetória e seu objetivo de ocupar os espaços que, de direito, são das mulheres negras. Entre a agenda de Miss SC, Pietra já está se preparando para o concurso de Miss Brasil, que acontece na segunda quinzena de 2026, sem esquecer o vestibular de Radiologia Odontológica. 

Quadriciclo
A Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Fiscalização de Imbituba recebeu, durante a semana, um quadriciclo que passará a integrar as operações de fiscalização no município. O novo equipamento, adquirido por meio de doação da iniciativa privada, irá auxiliar a equipe especialmente em áreas de difícil acesso, ampliando a capacidade de resposta e a eficiência das ações conduzidas pela pasta. De acordo com o secretário de Segurança Pública, Adriano dos Passos, a doação chega em um momento importante para fortalecer o trabalho diário das equipes. “Esse quadriciclo representa mais agilidade e mais alcance para nossas operações.”, destacou.

Audiência pública
A Câmara de Vereadores de Imbituba realizou na quinta-feira uma audiência pública para apresentar e discutir o Projeto de Lei nº 5.796/2025, que define o orçamento municipal para o exercício financeiro de 2026. A proposta orçamentária, elaborada pelo Executivo, estima a receita e fixa as despesas do município para o próximo ano. Após o envio do projeto ao Legislativo, a Comissão de Finanças e Orçamento analisa o conteúdo. Além das emendas tradicionais, vereadores e bancadas têm direito a emendas impositivas, que obrigam o Executivo a destinar parte dos recursos para projetos indicados pelos parlamentares.

Emendas
O limite é de até 2% da receita corrente líquida do exercício anterior para emendas individuais e 1% para coletivas, sendo que metade do valor individual deve ser aplicada em ações e serviços públicos de saúde. Após a etapa de análise, o projeto segue para votação em plenário. Se aprovado, o texto é encaminhado para sanção do prefeito. A audiência pública tem como objetivo ampliar a participação popular no processo de definição do orçamento. A comunidade poderá apresentar sugestões e apontar prioridades para áreas como saúde, educação, infraestrutura e segurança.

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR