Domingo, 14 de dezembro de 2025
Fechar [x]

GERVÁZIO PLÁCIDO

25/07/2025 06:00

Adutora sul em fase final

A obra da Adutora Sul, realizada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae), está em fase de conclusão. Iniciada em abril, a obra representa um marco no fortalecimento do sistema de água e deve trazer impactos positivos e duradouros para a população, que aguardava há anos por uma solução nos problemas de abastecimento. Com quatro quilômetros de tubulação de 350 mm de diâmetro, a adutora interliga as regiões central e sul da cidade. Recentemente, foi finalizada a travessia da avenida Renato Ramos da Silva. “O Samae realizou os testes nos últimos dias para minimizar os impactos no consumo, que é mais baixo nesse período; porém, pode haver instabilidade temporária no abastecimento, especialmente na região sul”, disse o secretário do Samae, Régis Silva. As pavimentações das áreas impactadas, como as vias públicas e calçadas, estão programadas para ocorrer na próxima semana. 

Júlia e suas conquistas
Júlia Carvalho de Jesus, de 19 anos, atleta de voleibol de Imbituba, concluiu sua primeira temporada representando a Warner University na modalidade de vôlei de praia. Encarando novos desafios nos Estados Unidos, ela se destacou nas competições universitárias e celebrou os aprendizados conquistados neste primeiro semestre. De férias em casa, Júlia aproveita o tempo para matar a saudade da família, dos pais Andreza e Pita, descansar e repor as energias antes de encarar a próxima etapa: a temporada de vôlei, que começa em agosto.
 

Talento de família
Júlia começou a jogar por causa da mãe, Andreza, que também se aventurou nas quadras de vôlei. Só que a filha quis mais. Em 2019, recebeu indicação para um teste em Nova Trento, no projeto coordenado por Vandelina Tomasoni Ribeiro, a Vandeca. Foram dois dias de teste e a aprovação foi imediata. Antes de ir para os EUA, em 2023, o foco nos treinamentos trouxe uma conquista inesquecível em 2020, no último torneio que disputou antes da pandemia: ela foi campeã da II Copa Santa Catarina, realizada em São João Batista.

Esclarecimento
O Porto de Imbituba informou que foi iniciada a movimentação de fertilizante/sulfato de amônio. Trata-se de uma carga tradicional, operada regularmente desde o ano 2000, e que pode gerar um odor característico, semelhante ao do gás de cozinha.
Reforçamos que, em caso de dúvida, a população deve verificar a possibilidade de vazamento de gás residencial, a fim de garantir a segurança doméstica. O Porto segue comprometido em manter a qualidade de suas operações e adotar, sempre que necessário, medidas corretivas para minimizar quaisquer impactos à comunidade.

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR