Os prefeitos e prefeitas, novos e reeleitos, terão a oportunidade de discutirem sobre os desafios a serem enfrentados a partir de 2025, em evento promovido pela Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de SC (Fecam), nesta terça-feira (5), em Balneário Camboriú. O “Fórum de Governança Municipal: Desafios dos Novos Gestores” terá a presença de Herneus De Nadal, presidente do TCE/SC. Ele falará sobre governança e responsabilidade pública. A programação contará também com representantes da Caixa Econômica Federal, com painel sobre parcerias; além do secretário da Fazenda, Cleverson Siewert, que abordará questões financeiras municipais e a capacidade de investimento. O fórum ocorrerá um dia antes do Congresso de Municípios, Associações e Consórcios (Comac).
Medidas cautelares
Decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, determina medidas cautelares ao empresário catarinense Willian Jaeger, preso por tentativa de homicídio após golpear agente da PRF na cabeça com uma barra de ferro. A prisão em flagrante aconteceu em novembro de 2022, durante bloqueio da BR-470 por manifestantes bolsonaristas em Rio do Sul.
Tornozeleira
Alexandre de Moraes confirmou na sua decisão contra o empresário catarinense o pagamento da fiança de R$ 50 mil, além de determinar instalação de tornozeleira eletrônica, cancelamento de passaportes e suspensão de qualquer porte de arma de fogo. Jaeger responde ao processo em liberdade desde 25 de novembro de 2022.
Barcelona
Um dos destaques da última eleição municipal, o prefeito reeleito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), embarcou para Barcelona para participar do SmartCity Expo World Congress. Ficará 10 dias fora e em seu lugar assume o presidente da Câmara de Vereadores da capital, João Cobalchini (MDB), filho do deputado federal Valdir Cobalchini (MDB). No comando do legislativo municipal assume o vereador Claudinei Marques (Republicanos).
Constituição
A Alesc realiza na próxima semana eventos em comemoração aos 35 anos da promulgação da Constituição Estadual de 1989. Destaque para o Congresso de Direito Constitucional e Legislativo, na quinta (7) e na sexta-feira (8), em Florianópolis, com as presenças do ex-presidente Michel Temer, do ministro do STF Dias Toffoli e o procurador-geral da República, Paulo Gonet.