Santa Catarina não será condizente com a violência política de gênero durante o período eleitoral. Esse é o recado efetivo que será transmitido pela campanha “Violência política de gênero é crime”, lançada ontem na Alesc. A ação é realizada em conjunto com o TRE-SC, MP e TCE.
Legislação
A campanha tem como pano de fundo dar visibilidade à legislação que entrou em vigor no Brasil em agosto de 2021. Qualquer ação, conduta ou omissão que vise impedir ou restringir os direitos políticos das mulheres é considerada violência política. A lei prevê pena de um a quatro anos de prisão para quem agredir candidatas e mulheres eleitas.
Convenção
A convenção do partido Progressistas oficializou a candidatura da atual prefeita, Márcia Roberg Cargnin, à reeleição, com o apoio do PSD, cujo candidato a vice-prefeito é o vereador Adam PG, em Capivari de Baixo. O evento reuniu um grande público em torno da coligação formada pelos partidos PDT, PSB e PSD. Com o slogan “Unidos por Capivari”, Márcia fez um discurso emocionado, destacando a trajetória política.
De férias
O presidente da Coorsel, Arilton Francisconi Candido, Xela, passou interinamente o comando da cooperativa para seu vice, Frederico Francisco Hoepers Preve, pelos próximos 15 dias. O motivo se dá por férias regulamentada. É a segunda vez que Frederico assume o cargo. “Agradeço a confiança mais uma vez. Continuaremos trabalhando priorizando o melhor para nossos associados”.
Mais caras do país
Quatro cidades de Santa Catarina estão no topo da lista brasileira de maior preço médio de venda de imóveis residenciais em julho. O balanço foi divulgado ontem pelo Índice FipeZap. Em primeiro no ranking aparece Balneário Camboriú, com custo médio de R$ 13.259 por metro quadrado. Itapema, Itajaí e Florianópolis seguem logo atrás.