Alguns ocupantes do cargo de vice-prefeito passam despercebidos e nem assumem o protagonismo ao lado dos prefeitos. Não parece que será o caso de Tubarão. Um decreto assinado pelo prefeito Estêner Soratto confirmou a atribuição de mais duas secretarias e duas fundações municipais ao vice-prefeito Denis Matiola. Matiola, que já foi empossado como secretário de Gestão, passa a responder também pelas secretarias de Urbanismo, Segurança, Trânsito e Patrimônio, além das Fundações Municipais de Meio Ambiente e Esporte. O vice-prefeito deve permanecer à frente das pastas de forma interina até o envio da reforma administrativa pelo executivo. No entanto, de acordo com o próprio gestor, anúncios para as pastas podem ocorrer antes mesmo da reforma.
Agricultura e pesca
O prefeito de Pescaria Brava, Henrique Castro, participou de uma reunião na Epagri, em Tubarão, O encontro, que também contou com a presença da secretária municipal de Agricultura, Adriana Maria Jönck, teve como foco principal o fortalecimento da pesca artesanal e a implementação de ações voltadas para o abate bovino.
Setor em alta
Em 2024, os brasileiros compraram 2.634.514 veículos novos, incluindo automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. Os dados foram divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Esse foi o melhor resultado em cinco anos, quando o país registrou 2,7 milhões de veículos zero km. O número também representa uma alta de 14,15% em relação a 2023, quando foram emplacados 2,3 milhões de veículos novos.
Concurso
O edital do novo concurso público do Ministério Público da União (MPU) foi divulgado ontem. Em Santa Catarina, há duas vagas com remuneração inicial entre R$ 8,5 mil e R$ 13,9 mil, a depender da função. A exigência mínima aos candidatos é o ensino superior. As oportunidades para o estado são destinadas aos cargos de Analista de Direito e Técnico de Administração. O processo seletivo é organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).