14 DE NOVEMBRO DE 2024
Fechar [x]

DA REDAÇÃO

12/11/2024 06:00

Cenas de violência

Dois casos registrados no fim de semana voltam a confirmar (como se fosse necessário) a importância das câmeras corporais usadas por policiais militares. Em Içara, uma advogada e sua mãe, servidora do Ministério Público, foram agredidas por policiais militares em uma ocorrência no estacionamento de um supermercado. Um vídeo feito por um popular mostra os militares imobilizando uma das mulheres no chão e, em seguida, a colocando no porta-malas da viatura, enquanto a outra protestava do tratamento dado à filha e recebia um tapa no rosto. Certos ou errados, as câmeras não apenas mostrariam a realidade, mas também fariam os policiais repensarem supostos excessos. O uso do equipamento foi suspenso.

Favorável

Em Braço do Norte, uma fiscalização da Polícia Militar também terminou em confusão no domingo. Durante uma abordagem, um homem reagiu de forma agressiva. A mulher dele também decidiu partir para cima dos policiais e chegou a jogar uma cadeira sobre eles. Algumas pessoas reclamaram da forma como ela foi imobilizada, mas isso claramente não teria acontecido se não houvesse a reação. Câmeras de populares gravaram a situação. Neste caso, as imagens podem até ser favoráveis aos próprios policiais.

Inquéritos

Em alguns casos, existem claros excessos que acabam se repetindo cada vez mais. E, a cada vez que um caso desses fica impune, acaba incentivando outros a fazerem o mesmo. Há quem também diga que confusões deste tipo expõem certo despreparo para lidar com situações adversas. Por fim, o comando da PM sempre acaba informando que um inquérito será instaurado para apurar os fatos. O resultado, depois, ninguém sabe.
 

Ajustes no contrato

O deputado federal Jorge Goetten (Republicanos-SC) está convidando a população para as reuniões organizadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que discutirão ajustes no contrato de concessão da CCR ViaCosteira na BR-101. A iniciativa tem como objetivo promover maior transparência e colher contribuições. Na região, o encontro será hoje, no auditório do Parque Diamante, das 14h às 17h.

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR