Domingo, 22 de junho de 2025
Fechar [x]

ARILTON BARREIROS

08/05/2025 06:00

Reféns (2)

Depois de anos observando diferentes governos, a conclusão é uma só: a corrupção e os interesses escusos não têm cor, partido ou ideologia. O problema é estrutural e, sem uma mudança profunda, o país continuará refém das mesmas práticas. Outro ponto preocupante é o nível dos debates em grupos de Whatsapp. A quantidade de informações distorcidas e discursos radicais circulando nesses espaços revela um déficit alarmante de pensamento crítico. O cenário se agrava quando até mesmo grupos que deveriam prezar pelo conhecimento e pela racionalidade são afetados por essa onda de desinformação. Se há uma sugestão para reverter esse quadro, ela é simples, mas fundamental: é preciso parar de agir com impulsividade e começar a pensar com racionalidade. A transformação do país passa, antes de tudo, por um esforço coletivo em favor do conhecimento e da responsabilidade política.

Entrelinhas
- Está internado no Hospital Unimed o ex-secretário da Agricultura da prefeitura de Tubarão, Jairo Sampaio. Ele passou mal na terça-feira e foi levado para o hospital, onde se submeteu a uma angioplastia após ser diagnosticado com um infarto. Jairo, que está com 69 anos, já ocupou vários cargos em Tubarão e foi assessor parlamentar da Câmara dos Deputados.

- Por proposição do vereador Everaldo dos Santos, que já foi prefeito em Laguna, a Câmara de Vereadores aprovou a concessão do título de cidadão ao desembargador Júlio Knoll. Em sua justificativa, Everaldo lembrou que o magistrado foi quem julgou a aplicação da redução do ISS da Ponte Anita Garibaldi, ação movida em sua gestão como prefeito e que terminou com resultado favorável à Cidade Juliana.

- Confirmando o que havíamos publicado, Márcio Soares foi exonerado do cargo de diretor de captação de recursos do Gabinete do Prefeito e nomeado para gerente do Serviço de Iluminação Pública, Cosip, ligada à secretaria de Serviços Públicos e Zeladoria de Tubarão. Antônio Alves Heleodoro, o Tono, a pedido, foi exonerado no último dia primeiro do cargo de gerente da Cosip. 

- Vereador Fernando Juninho, do PSDB de Capivari de Baixo, pediu na tribuna da Câmara a exoneração da secretária de Assistência Social e da Família, Thayse dos Santos Izidro, em razão de configurar situação de nepotismo, já que a mesma é esposa do prefeito Claudir Bittencourt. Fernando ressaltou que, além disso, a secretária não tem conhecimento técnico para ocupar o cargo.

- Empresário Fernando Weber, diretor da Weber Cidades Inteligentes, foi agraciado com a medalha comemorativa do 6º Comando Regional da Polícia Militar. A honraria foi entregue em solenidade realizada na sede do 9º Batalhão da PM, em Criciúma, em reconhecimento à atuação estratégica e constante de Weber como parceiro institucional da Polícia Militar em toda a região sul do estado.

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR