18 DE OUTUBRO DE 2024
Fechar [x]

ARILTON BARREIROS

16/10/2024 06:00

Final de mandato

Prefeito de Tubarão, Jairo Cascaes, que saiu da eleição do dia 6 passado vitorioso, quer terminar seu mandato de cabeça erguida e sem problemas no futuro. Considerando o encerramento do exercício financeiro de 2024, algumas medidas de controle de despesas são necessárias para o fiel cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal e para manter o equilíbrio orçamentário e financeiro do município. Desta forma, ele já se reuniu com seus principais assessores e determinou a suspensão da jornada extraordinária, diárias e adiantamentos, que poderão ser permitidas em casos excepcionais e urgentes, devidamente justificados. Apesar de não ser do seu inteiro desejo, Jairo vai realizar algumas exonerações nos próximos dias para garantir o cumprimento das metas estabelecidas. Ele também pretende realizar uma adequação natural à estrutura administrativa, para entregar ao seu sucessor uma prefeitura em perfeita ordem.

Entrelinhas

- Deputado estadual e prefeito eleito de Tubarão, Estêner Soratto, resolveu não viajar para Brasilia esta semana, onde manteria contato com a bancada catarinense no Congresso Nacional. O adiamento se deu tendo em vista o grande movimento de prefeitos, vices e vereadores eleitos de todo o estado em seu gabinete buscando informações e aconselhamentos.

- Limitar a tarifa de esgoto em Santa Catarina é o objetivo do projeto de lei protocolado pela deputada estadual Paulinha (Podemos) na Assembleia Legislativa. A proposta estabelece um limite máximo de 80% do consumo mensal de água tratada para a cobrança da tarifa de esgoto, buscando tornar o valor mais justo para os consumidores. Hoje as empresas podem cobrar 100% do valor sobre a água tratada.

- O MDB é o partido que mais elegeu vices em Santa Catarina na eleição do dia 6 passado. No total, foram 59 vice-prefeitos. Depois vem o PL, com 55, o PSD (47), Progressistas (45), União Brasil (27), PSDB (26), Podemos (15), PT (9), Republicanos (6), Novo e PSB elegeram 2 cada, Cidadania, PRTB e PDT um vice cada. 

- O ex-vice-prefeito de Tubarão, Caio Tokarski, não apareceu como alguns queriam, mas mostrou que sabe fazer política como poucos. Sem sair de seu escritório no Centro da Cidade Azul, Caio estruturou o União Brasil, trouxe para perto de si Deka May e, mesmo sem ter candidato a prefeito, conseguiu que a sigla fizesse um vereador, no caso Marcone Joaquim de Oliveira, ou simplesmente Marcone.

- A eleição de 2024 ainda não acabou e já tem muita gente falando sobre 2026. Pelo andar da carruagem, não faltarão na Amurel candidatos a deputado estadual. Nomes como os dos atuais prefeitos de Tubarão, Jairo Cascaes; de Orleans, Jorge Koch; e de Braço do Norte, Beto Kuerten Marcelino, já estão sendo especulados. 

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR