Três nomes surgem fortes em Santa Catarina para disputar o governo do Estado em 2026 após as eleições de domingo passado. O governador Jorginho Mello, presidente estadual do PL, terá o respaldo de 90 prefeitos. João Rodrigues, prefeito reeleito em Chapecó pelo PSD com 83% dos votos válidos, desponta como forte concorrente, e o prefeito Adriano Silva, do Novo, de Joinville, que se reelegeu no primeiro turno com 78,69% dos votos válidos, não pode ser esquecido. João Rodrigues e Adriano Silva possuem excelentes avaliações de seus mandatos e estão credenciados para disputar o governo estadual. De olho nos dois oponentes, Jorginho terá dois anos para fazer seu governo deslanchar e melhorar seu desempenho junto ao eleitorado catarinense. Vale destacar que PL e PSD estiveram coligados em vários municípios e que partidos como MDB, Progressistas e PP não podem ser desprezados.
Entrelinhas
- Subcontrolador de Fiscalização Financeira, Contábil e Orçamentária da prefeitura de Tubarão, advogado Douglas Bonelli protocolou ontem seu pedido de demissão, que já foi entregue ao gabinete do prefeito Jairo Cascaes. Douglas, que fez um belo trabalho dentro da atual gestão, era indicado pelo Progressistas e saiu agradecido pela oportunidade.
- Em Tubarão, muitas candidatas fizeram votações irrisórias na eleição de domingo passado. Dados do Tribunal Superior Eleitoral mostram que 11 mulheres na Cidade Azul, ligadas ao Solidariedade, PSDB, União, Podemos e PRD fizeram menos de 15 votos. Por que será?
- Comissão de Segurança Pública do Senado aprovou o projeto de lei do senador Beto Martins (PL) que busca reforçar a segurança nas instituições de ensino público e privado de educação básica em todo o país. O projeto recebeu parecer favorável do relator, senador Esperidião Amin (PP), durante a sessão de ontem e agora segue para a Comissão de Educação e Cultura.
- O prefeito eleito mais jovem da Amurel é Luiz Henrique Castro, do PP de Pescaria Brava, com 37 anos. Entre os vices, o mais jovem é Murilo Nilzen, do MDB de Grão-Pará, com 35 anos. A prefeita eleita de Santa Rosa de Lima, Siuzete Vandressen, do PT, aparece como a chefe do executivo com mais idade. Ela tem 61 anos. Entre os vices, o mais velho é Jaime de Souza, do Progressistas de Sangão, com 71 anos.
- A 26ª edição do Moto Laguna será realizada este ano nas dependências do Laguna Internacional, entre 6 a 7 de dezembro. A organização do Laguna Moto Clube prevê shows nacionais, exposição, parque de diversões e praça de alimentação na pista que fica ao lado do Laguna Tourist Hotel, região que já foi sede da Guarda Municipal e da Delegacia de Investigações Criminais.