24 DE MAIO DE 2024
Fechar [x]

ARILTON BARREIROS

10/04/2024 06:00

 Contas  

O governador Jorginho Mello entregou ao Tribunal de Contas de Santa Catarina, nesta segunda-feira (8), a prestação de contas, ou seja, o balanço geral de 2023. Intitulado de “Santa Catarina, Feita por Pessoas”, esse foi o primeiro documento entregue ao TCE que mostra com detalhes os números que dizem respeito à atual gestão estadual. Cabe agora ao tribunal a análise e o julgamento técnico dos dados. Lembramos que esse julgamento vai indicar para a Assembleia Legislativa que aprove ou rejeite as contas do governador Jorginho Melo. Conforme o TCE, o relator será o conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, que terá um prazo de 60 dias para terminar a análise. Após esse prazo as contas devem ser analisadas e julgadas pelos demais conselheiros. 

Entrelinhas

Durante evento realizado na sexta-feira (5), o PSD de Braço do Norte apresentou seus pré-candidatos à Câmara de Vereadores e para a prefeitura. Entre as mulheres, os nomes escolhidos para possíveis candidaturas à vereança são: Danieli Santana, Mylena Marques, Natália Turazzi, Renata Dorpmuller (Renata do Táxi). Entre os homens, os pré-candidatos são os seguintes:  Ademar Bertier, Amilton Fabizack (Neno), Celso Onei Martins (Torrado), Delamar Kniess, Edvanio Caetano (Foguinho), Filippi Fernandes (Muy), Jacinto Orben Perin, Marcos Antônio Pereira de Souza, Rafael Marcelino Borgert, Rodrigo Siberino (Macula). 

Para a prefeitura, o PSD braçonortense apresentou uma longa lista composta por cinco pré-candidatos formados pelo atual secretário de administração, Allan Lopes Prudêncio, o advogado Evandro Ascari, o vereador Filippi Fernandes (Muy), o empresário Israel Sachetti (Nasa) e também o secretário de infraestrutura, Marcos Antônio Pereira de Souza. Vale aqui ressaltar que durante o seu discurso no encontro de sexta-feira (5), o atual prefeito Beto declarou que o partido terá seu candidato ao Executivo e, com esta lista, boas opções é o que não faltam. 

Em fevereiro, 62% dos municípios brasileiros (3.463 de 5.570) registraram criação de empregos com carteira assinada. No acúmulo de 12 meses, o saldo de empregos atingiu 1,61 milhão, representando uma redução de 12% em comparação com o mesmo período de 2023. O resultado para os meses de janeiro e fevereiro de 2024 indica crescimento de 41% na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). No quesito geração de empregos, Santa Catarina tem sido destaque e nossa região também, lembrando que só em janeiro foram criados 1.425 novos empregos.

Está na pauta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a sessão para a homologação da lista tríplice para a vaga de advocacia aberta no TRE-SC. A confirmação será em 18 de abril. Os três mais votados no TJ-SC, Sérgio Graziano, Ana Cristina Grasso e Adriano Tavares, estão aptos juridicamente para a homologação do TSE. Na sequência, a lista será encaminhada para o presidente da República, que terá a missão de escolher um dos nomes. 

Turistas estrangeiros gastaram U$ 6,9 bilhões no Brasil em 2023, estabelecendo um novo recorde para o setor e superando o valor de 2014, quando o país sediou a Copa do Mundo de Futebol. Segundo a Embratur, o resultado é fruto da reaproximação com outros países e à recuperação do turismo após a pandemia de covid. A maioria dos visitantes vieram da América do Sul, principalmente da Argentina, seguida pelos Estados Unidos.

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR