Líder espiritual Mapu Huni Kuin desenvolveu roda de dança, pintura na pele e conversa com alunos
Como abertura oficial do Projeto Educação para as Relações Étnico-raciais, os alunos da EEB Professor Arno Hübbe, de Tubarão, contaram com a presença do líder espiritual Mapu Huni Kuin, representante do povo Huni Kuin, etnia originária do Acre.
Segundo a diretora Yara Corrêa Ribeiro, durante a vivência na escola, Mapu desenvolveu rodas de dança, conversa e pintura na pele com tinta proveniente da semente de urucum e jenipapo. “Teve momentos de reflexão sobre a importância do respeito à natureza, da valorização da ancestralidade e conexão entre os povos e a terra”, explica.
Além disso, ele ainda explicou que, para trabalhar a inclusão e o respeito, as palavras indígena/índio devem ser trocadas por nativos ou povos originários. “Precisamos abolir essas palavras do nosso vocabulário para descolonizar esse pensamento de que somos índios”, explicou Mapu, que atuou na novela global “Terra e Paixão”.
Líder espiritual
O líder espiritual Mapu Huni Kuin tem um projeto de fortalecimento da identidade cultural do povo Huni Kuin em Rio Branco, no Acre. Ele e sua comitiva, grupo Bari Bay, estão este mês no Sul do país.