29 DE NOVEMBRO DE 2024
Fechar [x]

Comitiva da Colômbia visita Unisul em TB

03/07/2019 06:00

A carreira do pesquisador colombiano Jaime Sànchez começou a ser traçada há dez anos quando estudou na Unisul, por meio de um intercâmbio. Jaime veio para o Brasil com o objetivo de aprender sobre a cultura da mandioca. Porém, ele se deparou com uma pesquisa sobre maracujás e se apaixonou pela fruta.


Após aprender sobre o cultivo da fruta, Jaime voltou à Colômbia, tornou-se engenheiro agrônomo, trabalhou no Ministério da Agricultura e causou uma transformação no cultivo em seu país. Hoje, a Colômbia é o terceiro país que mais produz maracujá.


Durante o mês de junho, uma comitiva colombiana, liderada por Jaime, esteve em Santa Catarina para aprender mais sobre a fruta. O ex-intercambista também esteve na Unisul, em Tubarão, e relembrou o período em que estudou na universidade. “A experiência na Unisul foi muito boa. Aqui eu me apaixonei pelas passifloras e pude aprender mais sobre a cultura do Brasil”.


A comitiva ficou durante uma semana no Estado e visitou diversos produtores da região Sul. “A plantação de maracujá na Colômbia está avançando na parte de tecnologia e investigação. Estamos procurando por materiais que sejam mais produtivos e, por isso, viemos ao Brasil para ver o que estão utilizando e também para trocar experiências”, explica o engenheiro agrônomo.


O cultivo do maracujá serviu e serve como fonte de transformação no país vizinho. A Guerra Civil da Colômbia foi um dos grandes conflitos da América Latina, com início em 1964. Mais de 260 mil pessoas acabaram mortas por causa das guerras, que só tiveram fim em 2016. Hoje, o maracujá surge como alternativa econômica para as pessoas que sofreram perdas com os conflitos.

 

Fonte de inspiração para outros alunos

O professor que pesquisava sobre maracujás, quando Jaime esteve no Brasil pela primeira vez, era Celso Albuquerque. Hoje, o docente ocupa também a função de coordenador do curso de Agronomia da Unisul. “É um motivo de orgulho para o curso a história do Jaime. Ele é um exemplo e serve para mostrar que esses intercâmbios podem modificar muito a vida das pessoas e até mesmo de um país, como a Colômbia, que está se tornando um dos maiores produtores de maracujá”, relata.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR