Para identificar os textos publicitários presentes nas páginas, os alunos do 3º ano da EMEB São Judas Tadeu, de Tubarão, analisaram o jornal Diário do Sul em sala de aula. A atividade foi desenvolvida pela professora Renata Furlan.
A intenção da atividade, de acordo com a docente, foi apresentar aos estudantes a diferença entre cartaz e anúncio publicitário. “O jornal que vem para a escola foi usado como fonte de pesquisa para os alunos, em sala de aula. Com o uso do Diário do Sul, verificamos qual método é publicado em jornais e revistas e comparamos com outras formas de divulgação de informação”, aponta.
Com o uso dos jornais, ressalta Renata, eles aprenderam que o texto publicitário é o que aparece nos periódicos, bem como em folhetos, e apresentam-se sintetizados, ou seja, através de relatos resumidos, descrições precisas, diálogos breves, argumentações econômicas, bem como situam o receptor no mundo desejado.
“Já o cartaz tem a função de divulgar informação visualmente, mas também tem sido apreciado como peca de valor estético. O cartaz é um suporte, normalmente de papel, afixado visivelmente em locais públicos. E eles entenderam bem a diferença”, acrescenta.
Projeto Educação do Diário do Sul
O projeto de Educação do Diário do Sul – Informando o Cidadão do Futuro – conta com o apoio da Fundação Municipal de Educação, da prefeitura de Tubarão.
Tatiana Dornelles