30 DE OUTUBRO DE 2024
Fechar [x]

Unidade poderá receber 446 detentos

Nova estrutura prisional entregue pelo Estado vai reduzir superlotação e permitir ações de ressocialização

15/03/2024 06:00|Por Redação

O Complexo Prisional de Tubarão ganhou uma nova estrutura nesta quinta-feira. Foi inaugurado o espaço anexo da penitenciária masculina, projetado para acomodar até 446 detentos em regime semiaberto.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o governador Jorginho Mello, o prefeito Jairo Cascaes e o secretário da Secretaria de Administração Prisional (SAP), Carlos Alves. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Estou vindo aqui em demonstração à Justiça de Santa Catarina, ao Ministério Público, à Defensoria para dizer da minha vontade em melhorar definitivamente o sistema prisional. Vou criar, desse ano para o ano que vem, seis mil vagas para que a gente mude a cara dessa história, que a gente possa qualificá-los e o preso possa se recuperar, se ressocializar de verdade”, disse Jorginho.

Com uma área construída de 2.265 metros quadrados, a edificação foi projetada com foco na ressocialização dos detentos, oferecendo espaços dedicados a oficinas de trabalho e salas de aula para atividades educacionais. A nova estrutura oferece 446 vagas em celas coletivas, duas celas de isolamento e uma cela adaptada para pessoas com deficiência, com capacidade para 12 vagas. As instalações incluem circuito fechado de TV com câmeras de vigilância, áreas de triagem e isolamento, parlatório, salas de visita, acessibilidade e uma subestação para captação de água da chuva e seu reuso e uma subestação elétrica.

“Esse anexo vai comportar presos da região aqui de Tubarão e de parte do Sul do Estado também. O governo recebeu uma herança de um déficit de mais de 5.000 vagas. Este é o primeiro passo para começar a diminuir esse déficit”, explicou o secretário Carlos Alves.

Para o prefeito Jairo Cascaes, essa ampliação contribui bastante para o fortalecimento da segurança pública da região. “Essa inauguração é uma obra importante, pois vai desafogar o presídio que tem uma superlotação”, destacou.

A construção da unidade gerou novas oportunidades de emprego para 150 profissionais da construção civil, por meio de convênio firmado pela SAP, além dos contratados em serviços indiretos, abrangendo diversas áreas.

Interdição parcial

No mês passado, o Presídio Regional de Tubarão foi parcialmente interditado devido à superlotação após decisão do Juízo da 2ª Vara Criminal da comarca. Segundo a justiça, a unidade opera com 517 presos, embora a capacidade máxima estabelecida seja de 284. A decisão ainda tem por objetivo que o presídio chegue, no período de 12 meses, à ocupação máxima de 100%, respeitando a quantidade de vagas para a qual foi projetado. A nova unidade inaugurada nesta quinta, deve ajudar nesse processo. 

 

  • 1 / 1
Roberto Zacarias/Secom/DS
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR