Projeto quer ampliar vigilância eletrônica com equipamentos que reconhecem placas de veículos e rostos em multidões
Atualmente, Tubarão conta com 30 câmeras de monitoramento que são acessadas diretamente pelas forças de segurança da cidade, segundo a Polícia Militar. Os equipamentos estão espalhados em diferentes pontos, mas concentram-se na área central.
Nesta semana, a prefeitura da cidade informou que está em estudo um projeto de implantação de um sistema mais aprimorado, chamado de “Muralha Virtual”, uma solução tecnológica já adotada em outras cidades catarinenses. A proposta prevê a instalação de câmeras com tecnologia de reconhecimento de placas de veículos em locais estratégicos, especialmente nos acessos à cidade, como pontes e vias de entrada e saída. O sistema permite a leitura automática das placas em tempo real, 24 horas por dia, inclusive à noite.
Entre os principais benefícios da tecnologia estão a identificação rápida de veículos roubados ou suspeitos, o controle eficiente de tráfego e apoio a investigações policiais. O cercamento eletrônico também poderá ser complementado com reconhecimento facial, ampliando ainda mais a capacidade de monitoramento. Utilizada em locais de grande circulação, como aeroportos, shoppings e espaços públicos, essa tecnologia permite identificar pessoas mesmo em movimento ou em meio a multidões.
“Esse recurso vem sendo analisado pela prefeitura de Tubarão como um reforço importante às ações de segurança no município”, informou a PMT. Os detalhes técnicos serão agora avaliados para a elaboração de um projeto adequado à realidade da cidade.
Em prol da segurança
De acordo com o comandante da Polícia Militar de Tubarão, tenente-coronel Paulo Sérgio Pereira de Bona Portão, o “Muralha Virtual” é uma ação importante não só para a PM, mas para a população como um todo. “Os sistemas de videomonitoramento estão cada vez mais presentes nas cidades e trazem reflexos altamente positivos em termos de segurança. Num mundo cada vez mais conectado, é preciso usar a inteligência artificial em prol da segurança, complementando o árduo trabalho dos policiais militares nas ruas”, explica o comandante.
Ele explica que o sistema de câmeras também proporciona informações relevantes à Polícia Civil, na medida em que fornece subsídios para a elucidação de crimes, como rotas de fuga ou itinerários de deslocamento. “No mesmo sentido, o poder público também terá condições de gerir o trânsito da cidade de forma mais eficiente, através do acompanhamento em tempo real nas principais entradas do município e também do fluxo de veículos”, reforça.