A segurança das escolas de Tubarão contará com reforço. Através de um repasse, a cidade terá R$ 200 mil para investir na interligação das câmeras de monitoramento das unidades de ensino da rede municipal aos sistemas das forças públicas de segurança.
“As nossas escolas têm câmeras, mas, para ampliar a segurança, é necessário interligá-las aos sistemas de monitoramento das forças públicas. Agora, com o recurso garantido, vamos dar prosseguimento aos trâmites para concretizar mais este projeto, que é resultado da preocupação que temos com o bem-estar de todos que frequentam nossas escolas”, afirmou a vice-diretora-presidente da Fundação Municipal de Educação (FME), Adriana Mariano Rosa.
O recurso para a ampliação veio através do deputado estadual Marcos da Rosa, por uma emenda parlamentar. No encontro que teve com a vice-diretora-presidente da FME e os vereadores de Tubarão, Maurício da Silva e Cledson Rodrigues, o deputado estadual assegurou que vai colocar o recurso no orçamento para entregar ainda este ano. A previsão é de que os recursos estejam disponíveis em até 60 dias.
Projeto através do Comseg Escolar
Também voltado para a segurança nas escolas, o Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar (Comseg Escolar) da Alesc definiu para a primeira quinzena de agosto a apresentação de um projeto edificado e unificado.
“Com o encerramento do ciclo de seis audiências públicas, que aproximou ainda mais o Parlamento da sociedade catarinense para a formação de ideias, pretendemos, junto com o resultado efetivo dessas missões, apresentar aos catarinenses um amplo projeto unificado de segurança escolar”, enfatizou o presidente da Alesc, Mauro De Nadal.
Composto por representantes de mais de 30 entidades públicas e privadas, o Comseg Escolar foi instituído pela mesa da Assembleia Legislativa em resposta ao ataque a uma creche em Blumenau, em abril deste ano, que resultou na morte de quatro crianças e em uma série de ameaças a unidades escolares em todo o Estado.
O objetivo é ouvir a sociedade para a elaboração de uma proposta unificada para ter mais segurança nas escolas de Santa Catarina.