Neste ano, 682 internos do sistema prisional da região participarão do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja PPL).
A iniciativa beneficia aqueles que não concluíram os ensinos fundamental e médio no tempo certo e querem uma certificação. De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) ao Diário do Sul, as provas serão feitas por 406 internos do presídio de Tubarão, 174 da penitenciária da Cidade Azul, 66 internos do presídio de Imbituba e 36 de Laguna.
Em Santa Catarina, 11.693 indivíduos privados de liberdade estão inscritos para participar do exame, o que representa 48% da população carcerária do Estado, segundo a SAP.
O exame, que acontece nos dias 17 e 18 de outubro, é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de redação. “Através deste processo de certificação, estamos promovendo o desenvolvimento educacional da população carcerária, procurando sanar as lacunas na formação escolar das pessoas privadas de liberdade. Isso aumenta significativamente as perspectivas de reintegração bem-sucedida na sociedade após o cumprimento da pena, reduzindo as taxas de reincidência criminal”, explica Josiane Maria Melo da Rosa, superintendente de Desenvolvimento Educacional do Departamento de Polícia Penal de SC.