Eles serão incorporados a partir dos últimos concursos públicos feitos em 2023
A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) vai ter mais uma formação de policiais, a partir de março do próximo ano. Atualmente, 600 soldados e 50 oficiais estão em formação.
No começo de 2025, mais 650 serão incorporados a partir dos últimos concursos públicos, em 2023. A informação foi confirmada pelo comandante-geral da corporação, o coronel Aurélio Pelozato, ao NSC Total.
A formação de 2025 será dividida em dois momentos. Em março começa o curso dos 600 soldados e de 25 cadetes, que farão a formação de oficiais. Depois, em julho, mais 25 cadetes começam o curso. Com os dois chamamentos, serão 1,3 mil policiais a mais para reforçar o efetivo atual, que está na casa de 9,4 mil policiais, abaixo dos 10 mil, que é o limite considerado prudencial.
Distribuição
A formatura da turma atual ocorrerá no final deste ano e, durante a Operação Veraneio, os policiais vão ficar no Litoral catarinense. Depois disso eles partem para as cidades onde estão lotados. A distribuição ocorrerá de forma técnica, conforme os índices criminais e da necessidade de efetivo, segundo o coronel Aurélio Pelozato.