Defesa Civil alerta para temporais, ventos fortes e risco de ressaca no Litoral catarinense
Uma nova frente fria avança sobre Santa Catarina, provocando instabilidade no tempo e queda acentuada das temperaturas em todo o território estadual.
A Secretaria da Proteção e Defesa Civil (SPDC) emitiu alerta para a possibilidade de chuvas localmente fortes, temporais isolados, raios, rajadas de vento e até ocorrência de granizo em algumas áreas.
A previsão indica que a precipitação comece no Oeste e nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul ainda na tarde de sexta-feira, avançando gradualmente para o restante do estado.
No sábado, a chuva tende a enfraquecer no interior, mas continuará atingindo o Litoral, com destaque para o Litoral Sul.
Com a passagem da frente fria, o vento sul se intensifica, principalmente nas regiões Leste e Sul, com rajadas variando entre 50 e 70 km/h.
Nas áreas litorâneas e serranas, as rajadas podem atingir até 80 km/h, provocando mar agitado e ondas de 2 a 3 metros, além de risco de ressaca, especialmente entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte.
O predomínio de nuvens mantém as temperaturas amenas entre sexta e sábado. No domingo, o avanço de uma massa de ar frio provoca novo declínio térmico em todas as regiões.
As mínimas devem ficar entre 7 e 10°C na maior parte do estado, e próximo de 5°C na Serra. Já as máximas à tarde variam entre 18 e 21°C.
A Defesa Civil orienta a população a redobrar a atenção em áreas de risco e evitar deslocamentos em estradas durante os períodos de chuva intensa.