A Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) e o Detran/SC alertam para a criação de sites falsos, semelhantes à página oficial do Departamento Estadual de Trânsito, oferecendo descontos no IPVA através de pagamento via pix.
O pagamento do IPVA deve ser realizado por meio do Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (Dare) emitido exclusivamente pelo site oficial do Detran/SC (www.detran.sc.gov.br). Portanto, qualquer outro endereço pode estar sendo usado para a prática de golpes.
A SEF/SC e o Detran/SC observam que o cidadão deve desconfiar de páginas que anunciem pagamentos de tributos com desconto ou via pix. É importante esclarecer que Santa Catarina ainda não dispõe da modalidade de pagamento de impostos via pix – essa alternativa deve ser regulamentada para o IPVA somente em 2024. O contribuinte também deve lembrar que não há desconto para o pagamento do IPVA em cota única e o valor do imposto é o mesmo quando parcelado em três vezes – essa opção também é oferecida pelo site oficial.
Caso seja vítima desse tipo de golpe, o contribuinte deve registrar um boletim de ocorrência (BO) junto à Polícia Civil, levando a cópia do comprovante do pix realizado. “Infelizmente, os contribuintes, atrás de um desconto que não existe, têm sido lesados. Já derrubamos dois sites falsos do Detran”, explica o presidente do Detran, Kennedy Nunes.