Quinta-feira, 18 de junho de 2026
Fechar [x]

LÚCIO FLÁVIO

18/06/2026 06:00

Um programa de sucesso mundial

O Programa Amigo da Educação está próximo de completar 20 anos ajudando a despertar nos alunos o hábito da leitura em nossa região.

Iniciado quando o professor José Santos Nunes era secretário de Educação na prefeitura de Tubarão, na gestão do então prefeito Carlos Stüpp, o programa que o Diário do Sul trouxe para a nossa região já era aplicado com sucesso pelos maiores jornais no mundo inteiro.

Foi o New York Times que montou o primeiro programa educacional nos Estados Unidos, quando um grupo de professores pediu ao jornal que fornecesse exemplares para ensinar estudos sociais e eventos atuais, em 1932.

Os resultados foram tão significativos que logo o programa se espalhou por todos os continentes. Na América Latina, com o sucesso do programa do jornal Clarín, o governo argentino incluiu o projeto no currículo escolar.

No Brasil, jornais como a Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo e O Globo se integraram a este programa mundial no início dos anos 1980. No Sul do país, foi o jornal Zero Hora, do grupo RBS, também na mesma época, que implantou o programa nas escolas gaúchas.

No Sul de Santa Catarina, é o Diário do Sul que integra nossas escolas a este projeto de âmbito mundial, que está próximo de completar um século de êxito.

E por que é tão importante ter o jornal na escola? Porque ele torna as aulas mais dinâmicas e atualizadas. Porque a leitura melhora o vocabulário, o raciocínio, a escrita e a interpretação de textos. Porque se não incentivarmos nossas crianças e adolescentes a ler, terão maior dificuldade de compreender textos e memorizá-los. 

Ao se verem no jornal, os alunos se sentem valorizados e motivados. Ao levarem o jornal para casa, envolvem a família nas atividades escolares. Além disso, o jornal é um estímulo à concentração, à criatividade, à comunicação. 

É uma ponte entre o conhecimento e a vida real. Faz refletir, questionar e ajuda a compreender o mundo em que vivemos. É também um mergulho na história local: os problemas de cada cidade, as soluções que surgem, as conquistas da comunidade. 

Com o jornal nas escolas, cada criança e adolescente tem mais acesso à informação, especialmente àquela informação local, regional, que toca a vida das pessoas. Num mundo infestado de fake news, o jornal leva para a comunidade escolar a informação correta, checada e atualizada.

Enfim, o jornal é uma ferramenta pedagógica extraordinária, que estimula as crianças e adolescentes a ler e refletir e, com isso, poderem construir um futuro melhor. Porque quem lê, sabe mais e transforma o mundo ao seu redor.

Diário do Sul
Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR