Excedentes do concurso público realizado em janeiro deste ano, para o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, estão mobilizados para que sejam convocados e nomeados pelo governo do Estado.
“São 144 candidatos que passaram por todas as etapas, como exame de escolaridade, avaliação médica e odontológica, avaliação psicológica, teste de aptidão física e investigação social, e que poderiam ser chamados”, ressalta o grupo de excedentes que participa da mobilização.
O pedido é para que o Estado revogue a cláusula de barreira que limita o número de excedentes e prevê novo certame. “Atualmente, o edital prevê a convocação de apenas 250 candidatos, um cadastro de reserva de 50 candidatos por sexo, sendo que das candidatas femininas restaram menos da metade no referido cadastro, e o consequente descarte dos aptos em todas as fases, que excederam o cadastro de reserva”, aponta o grupo.
Ainda de acordo com eles, o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina conta hoje com 2.469 praças, aquém do número de 4.572 praças previsto em lei. “Há de se destacar que nem todas as cidades de SC possuem Corpo de Bombeiros Militar. No Estado, são 295 municípios com somente 136 tendo quartéis, o que compromete também o atendimento às ocorrências. Os excedentes estão prontos para entrar nesta corporação que tanto nos orgulha, prestando um serviço extremamente necessário ao povo catarinense”.