A Voepass iniciou as operações em Jaguaruna em 9 de maio de 2023 e os serviços foram encerrados em menos de seis meses
A Voepass Linhas Aéreas, antiga Passaredo, chegou a operar no Aeroporto de Jaguaruna com um modelo de aeronave igual ao do acidente registrado na última sexta-feira. Segundo a empresa, trata-se de um avião turboélice de passageiros ATR-72, que saiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP).
A Voepass iniciou as operações em Jaguaruna em 9 de maio de 2023 e os serviços foram encerrados em menos de seis meses. A aeronave tinha capacidade para 72 passageiros.
“Voepass tomou a decisão. Tentamos reverter e eles disseram que vão voltar e que é uma questão de malha e demanda nesse momento e que precisavam fazer essa mudança”, explicou na época o então secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins.
Ontem, o chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) da Força Aérea Brasileira (FAB), brigadeiro do ar Marcelo Moreno, informou em entrevista coletiva à imprensa, em Vinhedo (SP), que o órgão conseguiu extrair com sucesso todo o conteúdo dos dois gravadores conhecidos como caixaspretas.
“Nessa manhã (de ontem), temos a informação de que conseguimos, com 100% de sucesso, obter as informações de voz, informações de dados que correspondem aos momentos que antecederam a esse trágico evento para a sociedade”, confirmou o militar.
Os dados confirmam que não houve, em nenhum momento, por parte da tripulação da aeronave acidentada, declaração de emergência aos órgãos de controle de tráfego aéreo. O responsável pelas investigações também explicou que os dois motores da aeronave serão guardados e analisados.