Santa Catarina fechou 2020 com crescimento de 5,6% nas vendas do comércio. O número é quase cinco vezes maior que a média nacional, de 1,2% de acréscimo no acumulado do ano. Os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) foram divulgados pelo IBGE ontem. Santa Catarina apresentou o quinto melhor resultado entre os estados brasileiros.
Em relação ao desempenho das vendas no comércio em 2020 em Santa Catarina, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Rafael Gomes Silvério, avalia que Tubarão ficou com um número muito próximo do crescimento estadual.
Segundo ele, este crescimento em Tubarão se deu pelo fato de que alguns segmentos, principalmente os voltados às melhorias do ambiente residencial, registraram vendas acima do normal, enquanto outros setores ficaram negativos.
Na média, segundo Rafael, o desempenho do comércio de Tubarão ficou positivo, próximo ao registrado no Estado, na faixa de 5%. “No cenário nacional, Tubarão ficou em 1,2% acima da média. Mas no mês de dezembro, a exemplo de outros estados, ficamos negativos em função de que o Natal de 2020 foi um período fraco em relação a anos anteriores”, avalia o presidente da CDL.
Segundo a pesquisa do IBGE, hipermercados e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (14,2%) e móveis e eletrodomésticos (9,2%) foram as atividades com maior expansão no ano de 2020 em Santa Catarina.
“O setor do comércio é um dos principais termômetros da economia, e os números mostram que Santa Catarina, que foi um dos primeiros estados a tomar as medidas restritivas de prevenção à covid-19, também está sendo um dos primeiros a mostrar sua recuperação. O crescimento de 5,6% no comércio catarinense nos dá a convicção de que estamos no caminho certo”, avalia o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon.
Além disso, em dezembro, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, Santa Catarina cresceu 6% no volume de vendas, ficando acima da média nacional (1,2%).