O ritmo da vacinação contra a covid-19 para os grupos prioritários começou a acelerar. As doses estão sendo enviadas aos municípios em maior número e também com mais agilidade. Em Tubarão, apenas no sábado, foram vacinadas 1.839 pessoas com idades a partir dos 74 anos.
No último fim de semana, as secretarias municipais de Saúde promoveram diferentes estratégias de vacinação para acelerar a aplicação das doses na população de idosos com 74 anos ou mais. Algumas ativaram postos de vacinação em sistema drive-thru, outras abriram postos de saúde ou viabilizaram a aplicação da vacina em locais de fácil acesso. No Estado, foram 87.262 doses aplicadas, maior número já registrado em dois dias, desde o início da vacinação. Destas, 76.898 foram da primeira dose e 10.364 da segunda.
De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), a ação só foi possível por conta da união de esforços e porque o Estado conseguiu encaminhar, na última sexta, mais 73,7 mil doses da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, para o abastecimento de todos os municípios.
Segundo o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde de Tubarão, Daisson Trevisol, realmente a vacinação entrou num ritmo mais acelerado e o processo está mais ágil. “Espero que continue desta forma, que a gente receba mais doses do Estado. Hoje recebemos mais 2,5 mil, o que irá permitir que possamos vacinar, nos próximos dias, uma grande quantidade de pessoas. Isso é muito bom e espero que a gente evolua mais rápido”, diz.
Amanhã serão vacinados os tubaronenses com idades entre 72 e 73 anos. Na sexta-feira, será a vez da população a partir de 71 anos, dos trabalhadores da saúde acima de 35 anos e será dada a segunda dose aos idosos de 83 e 84 anos.
Mais um milhão de doses da Coronavac
Ontem, foram liberadas mais um milhão de doses da vacina do Instituto Butantan contra o coronavírus para uso em todo o país. Somente nos últimos dez dias, o Instituto Butantan entregou ao Brasil 8,3 milhões de doses, o equivalente a 830 mil unidades diárias do imunizante. Com o novo carregamento, o total de vacinas oferecida por São Paulo ao Plano Nacional de Imunizações (PNI) chega a 25,6 milhões de doses desde o início das entregas, em 17 de janeiro. Até o fim de abril, o total de vacinas garantidas pelo Butantan ao país somará 46 milhões. O Instituto Butantan informou que trabalha para entregar outras 54 milhões de doses para vacinação dos brasileiros até o dia 30 de agosto, totalizando 100 milhões de unidades. Atualmente, 85% das vacinas disponíveis no país contra a covid-19 são do Butantan.