Estrutura deve produzir até um quilômetro de asfalto por dia para municípios
A construção da nova usina de asfalto, localizada em Pedras Grandes e vinculada ao Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Amurel (CIM/Amurel), segue em ritmo acelerado e deve ser finalizada até o final deste mês ou, no mais tardar, no início de setembro.
A obra, iniciada em fevereiro, avança dentro do cronograma previsto, mas seu andamento ainda depende das condições climáticas, principalmente da ocorrência de chuvas.
Paralelamente, está em curso o processo seletivo para a formação da equipe técnica que irá atuar na operação da usina.
As inscrições para os interessados estão abertas até o próximo dia 10. Em seguida, os candidatos passarão por uma prova escrita, além de outras etapas de seleção. A previsão é de que até o final de agosto a equipe esteja composta, possibilitando o início das atividades operacionais já em setembro.
Segundo o presidente do CIM/Amurel e prefeito de Grão-Pará, Hélio Alberton Júnior, aproximadamente 80% dos municípios consorciados já apresentaram demandas para uso da estrutura.
Os critérios para o atendimento dessas solicitações estão sendo definidos pelo consórcio.
Capacidade
Além da nova unidade, o consórcio também tem à disposição a usina municipal já existente em Pedras Grandes, com capacidade de produção de 30 toneladas diárias. Com a operação simultânea das duas estruturas, a produção diária será ampliada em mais 120 toneladas, fortalecendo a capacidade de atendimento aos municípios da região.
O investimento nesta etapa da construção da usina é de R$ 525.857. Considerando a aquisição de máquinas e equipamentos, o valor total do projeto ultrapassa os R$ 11 milhões.